Header Ads

ad

Os 86 anos de estrada da Auto Viação Progresso

A Auto Viação Progresso foi criada há 86 anos, na cidade pernambucana de Garanhuns, inicialmente para fazer transporte urbano de passageiros. Depois de quatro anos a empresa decidiu implantar e explorar uma linha entre a cidade e a capital do Estado, Recife: foi a primeira linha regular de ônibus de toda a região Nordeste. O percurso de 250 quilômetros, todo em estrada de terra, demandava 15 horas para ser vencido. Desde então, a Auto Viação Progresso vem interligando todas as principais cidades do Estado de Pernambuco e das regiões Nordeste e Norte.

Em 1952, a empresa transferiu-se de Garanhuns para Recife. Já então ela começava a se tornar um modelo de prestadora de serviços de transporte rodoviário de passageiros, firmemente alicerçada em princípios como responsabilidade, segurança, qualidade, pontualidade e respeito ao usuário. 

Com pouco tempo de funcionamento, e apesar das condições difíceis impostas pelas precariedades do meio físico, logo ela estaria operando duas novas linhas, ainda mais desafiadoras, pois uma ligava Recife à capital brasileira, que era então a cidade do Rio de Janeiro, e outra transportava passageiros entre Recife e São Paulo. 

Hoje, tanto tempo depois, aqueles princípios continuam prevalecendo e orientando todas as atividades da tradicional operadora. Sua atuação no setor é constantemente monitorada por meio de um minucioso trabalho interno, com o intuito de atender com eficiência e seriedade às demandas dos passageiros.

Assim como foi nessas quase nove décadas de atividade, a excelência dos serviços prestados nos dias de hoje traduz fielmente o empenho de todos os seus executivos e colaboradores na aplicação de normas e princípios definidos desde o primeiro momento, tais como a qualidade do atendimento, a segurança, a manutenção da frota, a incorporação de todos os avanços introduzidos na prestação dos serviços. A esses pontos deve-se acrescentar a criatividade com que a companhia acostumou-se a enfrentar e solucionar os naturais desafios que se apresentavam no dia a dia da operação.

Pioneirismo e inovação sempre marcaram a história da empresa

* No inicio da década de 1930 é aberta na cidade de Garanhuns, Pernambuco, a oficina mecânica que dará origem à Auto Viação Progresso.

* Em 1934, é formalizada a criação da empresa Auto Viação Progresso, que vinha operando transporte urbano de passageiros em Garanhuns e passa a fazer a primeira linha regular de ônibus do Nordeste brasileiro, ligando Garanhuns a Recife.

* Algum tempo depois, a empresa cria e passa a operar as linhas de ônibus entre as cidades de Recife e Rio de Janeiro, e entre Recife e São Paulo. As viagens duravam mais de 40 horas.

* Em 1940, a Progresso projeta e constrói em sua garagem o primeiro ônibus do Brasil dotado de motor embutido na carroçaria e com frente reta, logo incorporado aos seus serviços. 

* Nas décadas de 1940 e 1950, a Progresso atua fortemente no transporte urbano de passageiros na capital pernambucana.

* Em 1952, a Auto Viação Progresso transfere sua sede e garagem para Recife.

* No fim da década de 1950, a companhia desfaz-se de suas linhas urbanas e passa a atuar exclusivamente no transporte rodoviário de passageiros, ampliando seu raio de ação para os estados das regiões Nordeste e Norte do País.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.