Header Ads

ad

Conheça o sistema de transporte metropolitano por ônibus na Grande Fortaleza

Por Fortalbus
As linhas do sistema metropolitano de transporte na Região Metropolitana é gerenciado atualmente pelo Detran-CE e operado por 07 empresas de ônibus. Essas empresas são responsáveis pela operação das linhas que interligam a cidade de Fortaleza com pelo menos dois municípios que fazem parte da região metropolitana, sendo atendidos por ônibus urbanos comuns, com transporte de passageiros sentados e em pé.

Diferente dos demais sistemas (Urbano de Fortaleza e Intermunicipal do Ceará), o transporte metropolitano de Fortaleza ainda não passou pelo crivo de um processo licitatório e suas regras operacionais continuam sem grandes alterações.

A expectativa da licitação metropolitana é aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos milhões de passageiros transportados. Para tanto, está prevista nos últimos projetos, a expansão e integração das linhas, melhoria da operação dos ônibus, exigindo apenas veículos com ar-condicionado e wi-fi, além de assegurar financeiramente para as empresas realizarem novos investimentos.

Os atuais contratos vigentes são de 1980, e sua validade já estão expirados desde Janeiro de 2016. De lá para cá, existe uma expectativa para a realização de uma nova licitação, devendo incluir todas as áreas do sistema metropolitano de transporte, tendo a possibilidade de incorporar a integração com o metrô, nessa nova rede de transporte metropolitano.

Uma das melhorias criadas pelo Governo do Estado do Ceará neste período foi a integração através do Bilhete Único Metropolitano, facilitando o deslocamento entre os ônibus da capital com a região metropolitana. Embora o Governo tenha feito uma ampla divulgação deste benefício, as integrações realizadas entre ônibus urbanos e metropolitana ainda é considerada pífia, por se tratar da região metropolitana mais populosa do Nordeste, com mais de 4 milhões de habitantes.

Nos últimos anos o sistema de transporte da região metropolitana de Fortaleza viu o crescimento no número de passageiros transportados por outros modais paralelos ao ônibus, como o Metrô, Trens VLT, Cooperativas de Micros-ônibus e até mesmo os aplicativos de carros.

Atualmente o serviço metropolitano é composto por 76 linhas do serviço regular. Ao todo, são seis “anéis tarifários”, com diferentes limites dentro da região metropolitana, sendo operadas pelas empresas; Vitória, Via Metro, São Paulo, Penha, Via Metro, São Benedito e MS Turismo.

Conheça as empresas de ônibus e as cidades onde elas atendem na região metropolitana de Fortaleza:

A Empresa Vitória é a maior operadora metropolitana com mais 150 veículos destinados apenas para o operacional das linhas que interligam Fortaleza com a cidade de Caucaia. Trabalho e dedicação marcam a história da Vitória. A Empresa começou suas atividades em 1956 pela vontade férrea dos fundadores à frente de uma frota de sete ônibus fabricados logo após a segunda Guerra Mundial.

Hoje a Empresa se destaca pela qualidade de conforto e tradição, tendo em sua participação acionária ligada ao Grupo Guanabara e Organização Guimarães.

A Auto Viação Metropolitana Ltda, foi fundada em 2008, por iniciativa de um grupo de empresários, com mais de 50 anos de serviços prestados à população Cearense e ligados à área de transporte coletivo de passageiros. Desde o inicio de suas atividades, a Via Metro primou pela eficiência, conforto e satisafação dos seus clientes. Para tanto mantém constantes ações de treinamento e capacitação dos seus colaboradores, bem como manutenção efetiva de seus veiculos. 

Hoje na Região Metropolitana de Fortaleza, a Via Metro é responsável pela operação das linhas que ligam as cidades de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

A Empresa São Benedito iniciou suas atividades na década de 1960, através de um caminhão transformado em transporte misto com cargas, numa época em que as distâncias era a prinipal dificuldade pelas condições ruins das estradas. Foi dessa forma, que nasceu uma das maiores empresas de transporte de passageiros do Ceará.

No setor metropolitano, a Empresa São Benedito é responsável pelo atendimento de transporte entre as cidade; Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Pindoretama, Cascavel, Chorozinho e Pacatuba.

A Fretcar Transportes atua na Região Metropolitana de Fortaleza desde a década de 90, mas foi através da gestão da Família Abreu que a Empresa ampliou suas operações. Hoje, a Fretcar atende as cidades de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Pacatuba, Guaiúba, Maranguape, Redenção, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba e Paracuru. 

Nos últimos anos, a empresa tem investindo muito na região ofertando um maior números de horários e adequando outros conforme as necessidades de sua demanda. 

A Empresa São Paulo é uma história que fala de fé, pioneirismo, esperança e muito trabalho. Tudo isso fez a empresa de ônibus vencer todas as barreiras possíveis em mais de 90 anos de atividades no transporte de passageiros. A história da Empresa São Paulo começa em 1928, sendo uma das empresas mais antigas em atividade no Brasil, a mais antiga do Ceará e da Região Nordeste sob a direção de uma única família. 

Hoje a Empresa São Paulo atua em vários setores, mas no segmento metropolitano é responsável pela operação de integração entre as cidades de Fortaleza e Maranguape, trajeto esse que a Empresa onhece com maestria desde 1928.

A Viação Penha é uma tradicional empresa de ônibus com tradição no transporte coletivo de passageiros há mais de 55 anos, sendo responsável principalmente pela operação entre as cidades de Fortaleza e Maranguape, além de atender as localidades e distritos desse município. A Empresa também opera uma linha entre Maracanaú x Maranguape. 

Atuando no setor metropolitano há mais de uma década, a MS Turismo opera uma única linha regular, a 180 - Barra do Ceará/Ceasa. Essa linha atende aos usuários que se deslocam entre Fortaleza e Maracanaú, buscando realizar compras na Central de Abastecimento do Ceará - CEASA, um ambiente conhecido pelos atrativos de preços baixos das frutas e verduras. 

Mesmo tendo uma participação pequena no Metropolitano, a MS Turismo opera essa linha com veículos modernos e confortáveis, um padrão igual aos demais segmentos que a Empresa atua como o fretamento e turismo. 

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.