Header Ads

ad

Expresso Ipú Brasília e seus velozes Scania K310

Por Fortalbus
Integrado à linha de ônibus rodoviários Scania em janeiro de 2005, o modelo K310 fazia parte da nova geração de chassis da marca para atender a fase 5 da legislação Proconve (Euro III). Com isto, a Scania também deixava a nomenclatura dos chassis em função da cilindrada e a série, passando então a nomeá-los de acordo com a potência do motor. No mesmo ano, a Scania saiu em caravana pelo País com o Projeto K310 - Força e Tecnologia. 

Na Expresso Ipu Brasília, foram apenas 03 unidades do ônibus K310, sendo dois veículos com carroçaria Marcopolo Paradiso G6 1200 e um Busscar JumBuss 360. Mais de uma década depois, a Empresa voltada a comprar Scania, incorporando em 2005 estes veículos com os prefixos 1956 e 1976. Vale a pena lembrar que todos os veículos adquiridos pela Ipú Brasília ostentavam em seu prefixo sempre o numeral "6".
Paradiso G6 1200 - Scania K310 - Ano: 2005 
Equipado com motor de 9 litros de 5 cilindros gerando 310cv de potência, o K310 recebeu a mesma tecnologia incorporada no motor de 12 litros eletrônico, que com sua curva plana, garantia melhor aceleração e maiores velocidades médias. Sua caixa de mudanças com 7 marchas equipada com Comfort Shift, proporcionava facilidade nas trocas realizadas pelo motorista.
Paradiso G6 1200 - Scania K310 - Ano: 2005 
No final de 2007, quando se ouvia falar sobre as primeiras reuniões sobre a licitação do transporte intermunicipal no estado do Ceará, a Ipu Brasilia trazia para o Ceará sua última aquisição para atender suas linhas intermunicipais no Estado, mais uma vez a escolha ficou com o chassi Scania K310.

Inaugurando o serviço executivo para a linha Fortaleza x Camocim, a Ipu Brasília trouxe um Jum Buss 360 em configuração inédita para o Ceará. Encarroçado sobre o chassi Scania K-310, o veículo de prefixo 2026 foi o primeiro do estado da encarroçadora Busscar a contar com toda a iluminação interna e externa com luzes de led. Contava ainda com serviço de bordo, vidros com película fumê, poltronas em couro e reduzido número de paradas no trajeto.
Busscar Jum Buss 360 - Scania K310 - Ano: 2007
O novo padrão visual adotado pela empresa era um show a parte. Uma pintura completamente nova com linhas modernas que chamavam bastante à atenção por onde passava. As tradicionais cores verde, amarelo e branco se mantiveram presentes no novo layout além do novo grafismo do nome que harmonizava perfeitamente com as novas linhas da pintura.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.