Header Ads

ad

Expresso Vale do Jaguaribe S/A e suas tentativas nas linhas interestaduais

Por Fortalbus
A trajetória de quase 60 anos da Expresso Vale do Jaguaribe S/A é regado de muito pioneirismo, desde o transporte de passageiros iniciado num caminhão misto, até as tentativas de atender novos mercados fora do Ceará. Após um grande período de conquistas no mercado intermunicipal, principalmente nas regiões Centro-Sul e Jaguaribana do Estado, a Vale do Jaguaribe começou a observar para as fronteiras do Ceará com o Rio Grande do Norte.

Visando atender um fluxo de passageiros entre esses Estados, a Expresso Vale do Jaguaribe por várias vezes tentou criar linhas interestaduais ligando a capital Fortaleza com cidades potiguares como Pau dos Ferros, Apodi e Caicó, inicialmente com partidas semanais. 

Em 1993, a Vale do Jaguaribe conquistou junto ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER, a linha interestadual Fortaleza – Caicó (RN) e para isso a Empresa adquiria exclusivamente para a operação nesse trecho, mais um sofisticado ônibus com chassis Scania.

Outras tentativas na conquista de novas linhas interestaduais ocorreram através da Expresso Vale do Jaguaribe na década de 90, uma delas até saiu do papel, a Fortaleza x Pau dos Ferros. Observando a concorrência chegando em seu terreno, a Viação Nordeste também buscou e conquistou a linha Fortaleza x Currais Novos.

Infelizmente essas linhas não atenderam as expectativas no quesito da demanda de passageiros, e passaram a ser atendidas semanalmente. Um dos motivos para essa queda, foi a chegada do transporte alternativo regional, que pegou os passageiros que se deslocavam nas cidades próximas a zona de fronteira entre os Estados.

Após esse período e tentativas, a Vale do Jaguaribe passou a se dedicar apenas no transporte intermunicipal do Ceará, mas atendendo a divisa através de conexões do setor de passageiros e cargas.

Após 59 anos prestando serviços de transporte a população cearense, a Expresso Vale do Jaguaribe deixa de operar em linhas regulares, concedendo suas permissões para a Empresa São Benedito no ano de 2009. A Empresa continuava atuando no ramo de transporte de cargas e também no fretamento de veículos, através da Vale Azul Transporte e Turismo, mas por pouco tempo. 

Mesmo assim, a Expresso Vale do Jaguaribe S/A deixou consagrado sua participação no transporte de passageiros do Ceará e suas tentativas de expansão além das fronteiras do Estado.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.