Header Ads

ad

Participantes do Encontro Nacional de Busólogos conhecem a Empresa Santa Maria

Por Fortalbus
Na manhã da última sexta-feira (16), começamos as atividades do 10° Edição do Encontro Nacional de Busólogos visitando uma das mais tradicionais operadoras do Sistema de Transporte Urbano de Fortaleza, a Empresa Santa Maria. 

A Empresa Santa Maria abriu as portas de sua casa para os 50 busólogos conhecerem a sua trajetória, estrutura física, pátio de manutenção e toda e iniciativas que fazem seus colaboradores serem diferentes no trato com o usuário.

Logo de início, na concentração em frente à Rodoviária de Fortaleza, o ônibus climatizado de prefixo 20554, um Caio Apache Vip de chassi Volkswagen 17230 que ficaria responsável pelo translado dos participantes até a garagem da Empresa.

No embarque fomos recebidos por Patrick Nauan, que juntamente com o motorista/instrutor Tiago nos deram as boas vindas. No trajeto entre a Rodoviária e a garagem, passamos pela orla de Fortaleza, para agraciar os busólogos com aquele momento especial das fotos diante de um cartão postal da cidade.

Na chegada à garagem, o ônibus nos desembarcou em seu pátio e logo em seguida, os visitantes se dirigiram ao auditório para as palestras que seriam ministradas a seguir. O gestor operacional, Félix, deu as boas-vindas e reforçou a importância de pessoas que se aprofundam no mundo do transporte, visto que, admiram-se da importância que a busologia tem para a Empresa. 

Antes de iniciar as palestras, fizeram presentes Fabiano Dodt, Gerente de Manutenção que explicou que como gerente e também busólogo, sabe das dificuldades que uma empresa de ônibus passa, pois adquiriu muito conhecimento e hoje tudo que já aprendeu, pode ser aplicado na Empresa Santa Maria, explica o gerente. 

Dando continuidade, o instrutor Tiago apresentou um pouco sobre a história da empresa, desde seu surgimento na década de 50, as dificuldades por ela enfrentada e as vitórias que fizeram e fazem  permanecer até hoje, sem deixar a qualidade de seus serviços de lado.

Relatando a trajetória da Empresa, Tiago também citou a precedência de crescimento da Santa Maria, através da aquisições das empresas Muribeca, Nossa Senhora Aparecida e Salete, o que fortaleceu o crescimento da empresa em várias partes de Fortaleza. E explicou a importância da operação da empresa na região do grande Antônio Bezerra, onde a Santa Maria se solidifica desde então.

Dando uma pausa nas palestras, o diretor da empresa, sr. Tadeu, aproveitou para saudar a todos que se faziam ali presentes e que se sentia muito feliz em nos receber e saber da escolha do Fortalbus em colocar a Empresa Santa Maria na programação do Encontro Nacional de Busólogos 2018. 

Logo após um extenso aproveitamento nas palestras, os busólogos puderam aproveitar um reforçado lanche e aproveitaram para trocar conversas e experiências entre si. Após o lanche, aproveitaram para conhecer as instalações da garagem, guiada pelo gerente da manutenção Fabiano, onde os busólogos tiraram muitas dúvidas sobre os modelos de carrocerias e chassis que a empresa possuem em sua frota, economia de combustível, limpeza e zelo dos veículos, dentre outras.

E pra fechar com chave de ouro os busólogos também puderam acompanhar de perto o tão esperado reboque da empresa, que é um Caio Norte, modelo Bela Vista do ano de 1974, onde se faz presente e operante até hoje como veículo de apoio, e a empresa tem um carinho muito especial por esse mimo tanto que presta o maior zelo ao veículo. A Empresa cogita repintar seu reboque com a pintura retrô, revivendo parte histórica da Empresa, através do layout.

Nós, da Equipe Fortalbus ficamos imensamente satisfeitos com a confiança depositada pela Empresa Santa Maria em nós. Isso prova que estamos seguindo nossa missão, de manter viva no hobby a paixão pela trajetória de empresas tão consagradas nesse setor que de uns tempos para cá, vem passando por grandes dificuldades sem nenhum apoio do poder público.

Agradecimento especial ao Sr. Tadeu Costa, aos colaboradores Félix, Fabiano, Tiago, Patrick e a todo corpo funcional da Empresa Santa Maria, que em suas palavras, souberam transmitir otimismo e muita valorização pelo trabalho. 

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.