Header Ads

ad

Volvo entregará 700 ônibus para o sistema Transmilênio de Bogotá

A Volvo venceu licitação para fornecimento do maior lote de ônibus que renovará a frota do sistema BRT Transmilênio, de Bogotá, na Colômbia. São 402 unidades biarticuladas e outras 298 articuladas, com entregas estimadas para os próximos dois anos. Pelas contas da Volvo, trata-se do seu maior negócio da década.

O volume que agora entra na programação da fábrica de Curitiba (PR) irá dobrar a produção diária de chassi. “Toda a nossa força produtiva será organizada para atender a esse pedido dentro do prazo e com a qualidade esperada, sem prejuízo à produção regular de ônibus para todos os demais clientes”, diz em nota Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

A Volvo tem forte presença no sistema de corredores de ônibus da capital colombiana, com 60% de participação nos modelos articulados e biarticulados. Considerado uma referência em sistema de transporte público sobre rodas no mundo, o Transmilênio transporta atualmente por volta de 2,5 milhões de passageiros/dia. De acordo com Silvia Gerber, diretora geral da Volvo Buses Colômbia, os novos veículos, maiores, mais modelos e seguros, proporcionarão um aumento na capacidade do sistema em 25%.

Os novos ônibus ainda promoverão benefícios ambientais ao substituir na frota centenas de modelos com padrão Euro II. Segundo a fabricante, os chassis que começarão a ser entregues no ano que vem receberão inédito sistema de filtro de materiais particulados. “Comparando com os ônibus atuais da cidade, a redução chega a 96% em materiais particulados. É a primeira vez na América Latina que haverá veículos equipados de fábrica com esta tecnologia. O ganho ambiental para a população será enorme, já que o filtro tem altíssima eficiência”, afirma Fábio Lorençon, diretor comercial da Volvo Buses na Colômbia.

As carrocerias dos novos veículos de Bogotá serão fornecidas pela encarroçadora colombiana Superpolo.
Com informações: Auto Indústria

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.