Header Ads

ad

Linhas de ônibus em Fortaleza que só aceitam cartões eletrônicos é ampliado

O sistema de cobrança eletrônica exclusiva está sendo ampliado em ônibus de Fortaleza. Em alguns coletivos, apenas Bilhete Único e outros cartões eletrônicos são aceitos como forma de pagamento das passagens. Novas linhas, que oferecem os mesmos itinerários das já existentes, estão em fase de testes e adaptação. O intuito é usar a tecnologia para agilizar embarque e desembarque, aprimorando o tempo de velocidade dos coletivos.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sintro) aponta problemas, como a demissão de cobradores. Passageiros que não utilizam bilhete eletrônico reclamam da forma de pagamento, já o Sindiônibus cita vantagens e pretende manter a ampliação do novo sistema.

No terminal da Parangaba, a linha Parangaba Náutico 2 opera com veículos: o 0-29, que aceita qualquer forma de pagamento, e o 129, que recebe apenas bilhete único, vale-transporte eletrônico e carteira de estudante com crédito.

O projeto foi implantado no fim de outubro em apenas uma linha, Siqueira Papicu. Hoje, já são 14 linhas em Fortaleza com veículos que recebem apenas pagamento com bilhetagem eletrônica. O ônibus com o sistema exclusivo é adesivado com o aviso do para-brisa “Somente crédito eletrônico”, ganhou o “1” no início da numeração da linha e não possui cobrador. 

Segundo o Sintro, pelo menos 75 cobradores foram demitidos após a instalação deste sistema de cobrança. O Sindiônibus, que representa os empregadores, garante que as demissões não têm relação com a cobrança eletrônica.

O novo sistema deve ser gradativamente ampliado, sem possibilidade de alternativa de cobrança eletrônica e em dinheiro, com duas catracas distintas, como praticado no Rio de Janeiro e São Paulo.

Conheça as maiores linhas que já operam sem a presença do cobrador:

124 – Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor II
129 – Parangaba/Naútico II
141 – Parangaba/Oliviera Paiva/Papicu II
145 – Conjunto Ceará/Papicu/Via Montese II
144 – Parangaba/Papicu/Via Montese II
150 – Siqueira/Papicu/Washington Soares II
174 – Antônio Bezerra/Unifor II
177 – Parangaba/Mucuripe II
192 – Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema II
199 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart II
300 – Siqueira/Centro/Expresso II 
Com informações: Tribuna do Ceará 

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.