Header Ads

ad

Via Metro e Vitória tem os melhores índices de idade média dos ônibus metropolitanos

Por Fortalbus
Nos últimos anos, temos observado que as frotas de ônibus urbano de Fortaleza e região metropolitana vêm envelhecendo rapidamente. Esse processo também vem ocorrendo em quase todas as capitais brasileiras, onde o quadro é o mesmo: a frota de ônibus urbano vem aumentando sua idade média ano a ano. 

Concorrência desleal do transporte clandestino, perda de passageiros, aumento dos custos, políticas tarifárias que não remuneram suficientemente o segmento empresarial, alta carga tributária e até perdas causadas pela violência, tem sido são alguns dos problemas que tiram o sono dos empresários do setor e impedem a renovação da frota com a mesma periodicidade.

Indo na contra mão dessa tendência, aqui no Ceará, algumas empresas de ônibus que operam linhas metropolitanas em Fortaleza ostentam uma idade média da frota considerada baixa. A Via Metro e a Empresa Vitória fecharam o ano de 2018, apresentando as melhores índices de idade reduzida na frota metropolitana de Fortaleza. Essa meta só foi alcançada, após um intenso e anual investimento no processo da compra de ônibus novos e modernos. 

As empresas de ônibus Viação Penha, Via Metro, Empresa São Benedito, Empresa São Paulo, MS Turismo, Empresa Vitória e Fretcar são responsáveis pela operação das linhas metropolitanas de Fortaleza, mas apenas, seis delas são associadas ao Sindiônibus.

Segundo o órgão regulador, as empresas tem uma idade máxima de 10 anos, como prazo limite para manter os ônibus em circulação nas linhas, passado o prazo, os veículos devem ser imediatamente substituídos. Esse é o caso que está ocorrendo atualmente com a Empresa São Benedito, que está recorrendo para um acordo operacional para utilizar alguns veículos de operadoras urbanas de Fortaleza.

Outra empresa que se programou e encomendou mais ônibus semi-novos com ar condicionado oriundo do Rio de Janeiro, foi a Fretcar Transporte Metropolitano. Como é sabido, a capital carioca é reconhecida pela venda e excelente manutenção de sua frota urbana, sendo ideal para o pós-venda.

Confira a idade média da frota metropolitana das operadoras em 2018:   

Viação Metropolitana - 3.72

Empresa Vitória - 3.85

Empresa São Paulo - 4.53

Viação Penha - 4.89

Fretcar Metropolitana - 6.64

Empresa São Benedito - 8.98

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.