Header Ads

ad

A história da publicidade presente nos ônibus urbanos de Fortaleza

Por Fortalbus
A TV com publicidade a bordo dos ônibus urbanos de Fortaleza, chegou através da Viação Urbana no ano de 1998. A empresa na época apresentou um sistema desse tipo no interior de parte da sua frota. Eram dois monitores instalados em cada veículo, no qual transmitiram uma programação interativa, com matérias jornalísticas relevantes, além de temas como saúde, vida familiar, mercado de trabalho, comportamento sócio ambiental e lazer. 

A evolução da mídia alternativa caminhava a passos largos, e uma prova desse crescimento das modalidades de divulgação com alcance localizado e direto era promovido pela TVBus, que na época foi implantada nos ônibus que compõem a frota da Via Urbana, uma marca do Grupo Guanabara.

O sistema consistia na instalação de televisores nos ônibus que percorriam os principais trajetos da Empresa como as linhas Paranjana 1 e 2, Grande Circular 1 e 2, Conjunto Ceará Aldeota, Dom Luís, entre outras. Durante o projeto, foram instalados 70 aparelhos de TVs nos ônibus da Via Urbana.

O grande diferencial desse projeto era a programação exclusiva, não era a programação de um canal de televisão normal. Os passageiros que embarcavam nas linhas da Via Urbana assistiam a clips musicais, “traillers” de filmes da época, informações sobre a cidade de Fortaleza, dicas de saúde, notícias sobre artistas de TV, informações turísticas e de defesa do consumidor. Eram fitas de vídeo com rebobinamento automático e uma programação que era alterada semanalmente. A grande vantagem do sistema era o seu alcance publicitário e grande poder de penetração em várias camadas da população.

O Grupo Guanabara, através da Via Urbana foi pioneiro na utilização do sistema de TVs no Ceará, atingindo cerca de 100 mil pessoas por dia, que viam o tempo de suas viagens passarem mais rápido. O objetivo da Via Urbana com o projeto, foi oferecer satisfação aos seus usuários e apresentar a eles um diferencial de mercado.

Nos últimos anos, os ônibus tem-se transformado em espaços publicitários preciosos, principalmente através de bussdor localizados na parte traseira dos ônibus. Caracterizado, basicamente, pela rotatividade de pessoas que viajam nele ou que o vêem pelos trajetos mais variados, o transporte coletivo de massa popular virou um outdoor ambulante e interessante.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.