Header Ads

ad

A participação da Auto Viação Pinheiro no transporte metropolitano

Por Fortalbus
Poucos se recordam, mais a Auto Viação Pinheiro também teve sua participação no transporte metropolitano de Fortaleza através da linha Fortaleza x Itacima via Tanques. Inicialmente, a linha partia do Terminal Rodoviário e no final dos anos 90 passou a ser considerada uma rota metropolitana, com partida ocorrendo diretamente do Centro de Fortaleza.

No inicio dessa transferência a ZN Pinheiro operou com ônibus rodoviários com motor dianteiro, tipo o Diplomata 2.40. Em seguida, a Empresa se viu na necessidade de operar essa linha com ônibus urbanos e para isso comprou o modelo Engerauto Thor, de prefixo 295 e uma pintura diferenciada.

Essa linha para a ZN Pinheiro era vista como estratégica, pois seu itinerário atendia um público especial que se deslocavam entre Fortaleza a cidade de Maranguape e seus distritos pela CE-065, disputando alguns passageiros com a Empresa São Paulo, Penha Afrolândia e Empresa Itapebussu. 

A ZN Pinheiro continuou operando neste itinerário até 2008, quando decide vender a linha para a Fretcar Transportes, empresa que já estava buscando ampliar sua expansão no metropolitano e intermunicipal do Ceará.

Já na gestão Fretcar Transportes, o distrito de Itacima acabou recebendo uma atenção especial, com o atendimento de uma linha municipal ligando a sede de Guaiúba, além da rota tradicional entre Itacima x Fortaleza via Maranguape, como ocorre até hoje.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.