Header Ads

ad

Empresa Vitória e a definição de seus serviços através dos para-choques

Por Fortalbus
A história da Empresa Vitória começou a ser trilhada em 1956, quando a Organização Guimarães, através de seus fundadores decidiram lançar-se à tarefa de desenvolver um serviço eficaz de transporte coletivo de passageiros, capaz de ligar Caucaia a Fortaleza. Parte dessa história foi marcada por muitas peculiaridades na sua operação e principalmente em sua frota de veículos, uma delas, foram as cores presentes nos para-choques dos ônibus.

Essa definição de pintar os para-choques dos ônibus ocorreu nos anos de 1991 até 2004, visando facilitar a identificação pelos passageiros dentro da cidade de Caucaia. Através das cores, era possível saber se o ônibus se deslocava para o Centro de Caucaia com uma tarifa mais barata nas linhas municipais, ou então para o Centro de Fortaleza através das linhas com tarifas metropolitanas.

Nessa época, a configuração operacional da Empresa Vitória era dividida da seguinte forma; Ônibus com para-choques pintadas na cor cinza destinava-se para as linhas metropolitanas, a cor vermelha nos para-choques e na lona do itinerário identificava que o veículo apenas estava em operação nas linhas urbanas (Municipais) de Caucaia. Além disso, a Vitória adotava no para-choque a cor azul para definir os ônibus especiais para fretamento e transporte escolar.

O uso dos para-choques coloridos prosseguiu até a Empresa Vitória adotar os itinerário eletrônico em sua frota, fazendo os ônibus urbanos ganharem em seu destino o nome da linha, mais o termo "Municipal". Mesmo assim, a Vitória continuou usando o para-choque "Azul" apenas em alguns veículos do Fretamento e transporte escolar, conforme os mesmo foram sendo desativados em 2017.

Com mais de 62 anos de serviços prestados à população caucaiense, a Empresa Vitoria conta hoje com uma frota de 219 veículos, com idade média de 3,73 anos, sendo 148 na frota metropolitana e 62 na frota urbana. Por conta da proximidade entre as Cidades de Caucaia e Fortaleza, a demanda se concentra em horários de pico da manhã e da tarde, e para atender todo esse fluxo, a Vitória monta um planejamento especial.

Outras curiosidades da Empresa Vitória
As paradas de ônibus na cidade de Caucaia eram em grande parte realizadas em postes de energia elétricas e para facilitar a identificação, a Vitória pintava parte desses postes nas cores da Empresa, azul e vermelho. Até hoje é possível encontrar alguns desses postes com essas cores na cidade.

No inicio dos anos 2000, a Vitória enfrentou uma grande concorrência com o transporte clandestino e para barrar a fuga de passageiros, a Empresa adotou uma novidade simples, mas que fez toda diferença na circulação dos veículos. Colocou fiscais nas paradas de ônibus com maior números de passageiros, indicando aos motoristas dos ônibus via sistema de rádio que naquela parada tinha passageiros para embarcar na linha. 

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.