Header Ads

ad

Ônibus metropolitanos não devem transportar passageiro urbano de Fortaleza

Por Fortalbus 
Hoje, o transporte das linhas metropolitanas de Fortaleza tem uma frota de 340 ônibus operantes, na maioria realizando a interligação entre o Centro da capital cearense e as cidades da Grande Fortaleza. Segundo Lei Municipal Nº 7.163 de 1992 que regula o transporte coletivo de Fortaleza, os ônibus que fazem linhas metropolitanas não podem transportar passageiros dentro do perímetro urbano de Fortaleza, podendo apenas realizar o transporte entre um município e outro, garantindo assim, a  ética empresarial e a sobrevivência de cada modal.

Em alguns casos, os passageiros tem achado vantajoso pegar ônibus metropolitanos para se deslocar entre as principais avenidas de Fortaleza ao centro da Capital, sem fazer uso dos terminais integrados. Seja pela ligação rápida e direta, conforto e comodidade em usar linhas com menos passageiros e valor de tarifas atrativas e próximas ao sistema urbano, que é R$ 3,60.

Além da sobrevivência e garantir a operação de cada modal (Urbano e Metropolitano), a proibição dos ônibus metropolitanos transportando usuários somente dentro de Fortaleza é por conta da concorrência desleal, evasão fiscal e receita ao município, que é responsável pelo controle e fiscalização dos ônibus da capital.

Em alguns pontos de ônibus no entorno do Centro de Fortaleza é super comum vermos usuários dando sinal para os ônibus metropolitanos e tentando desembarcar em bairros e avenidas dentro da capital cearense, alegando ter pego o ônibus errado e gerando algumas situações embaraçosas com o condutor. Isso sempre ocorre justamente nas linhas onde o valor da passagem metropolitano é muito próximo ao valor das linhas urbanas de Fortaleza, vide algumas linhas que atendem as cidades de Caucaia, Eusébio, Itaitinga e Maracanaú.  

3 comentários:

  1. E bom ressaltar que o urbano também utrapassa divisas de outro municípios, e embarcam passageiros fora das dúvidas de Fortaleza, para isso basta citar linhas como Cidade Nova/ Parangaba, Aracape/ Parangaba, entre várias outras.

    ResponderExcluir
  2. E algo que tira um direito do usariua que é o de ir e vir. Respeito ao cidadão é preciso

    ResponderExcluir
  3. O usuário é livre para tomar o ônibus que quiser. Absurdo é, por exemplo, a empresa São Benedito "não deixar" a linha Carlos Albuquerque atender a região do Elizabeth (proximidades do Anel Viário de Fortaleza). As pessoas da Comunidade andam 1 km para tomar ônibus! Há muita coisa errada!

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.