Header Ads

ad

Corredor expresso da Aguanambi ganha 25,6% na velocidade nos horários de pico

Com o início da operação do corredor expresso na Avenida Aguanambi, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) constatou um ganho de 25,6% de velocidade média dos ônibus nos horários de pico da manhã (6h às 8h) e noite (17h às 19h), beneficiando 46 mil passageiros/dia. 

Neste sábado (06/04) passam a operar as nove linhas previstas para o corredor, com a inclusão das linhas 073 - Siqueira/Praia de Iracema, 078 - Siqueira/Mucuripe (finas de semana), 609 - Cid. dos Funcionários/Sítio São José, 649 - Cid. dos Funcionários/Sítio São José/CMR e 660 - Conjunto Palmeiras/Centro. Com isso, o fluxo de ônibus no corredor passa a ser de 69 ônibus/hora, exigindo dos usuários maior atenção ao acessar as estações, sempre utilizando as faixas de pedestre e a passarela.

Em ambos os sentidos da via, passam a trafegar ao todo nove linhas, operando nas estações com embarque e desembarque em nível, ou seja, com total acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Com embarque e desembarque em nível, portas automáticas e a circulação de ônibus no corredor exclusivo, a Divisão de Monitoramento da Etufor comprovou o ganho de velocidade na linha 650 - Messejana/Centro/BR Nova/Expresso. Em 2016, a velocidade operacional era de 17,95 Km/h e, hoje, é de 22,54 Km/h, considerando o trecho entre a Av. Antônio Sales e a BR 116. Ou seja, o itinerário contempla exatamente a obra finalizada em dezembro último, inclusive com o viaduto.

Mudança de itinerário - Com a implantação das linhas no corredor, é importante salientar que as linhas que operavam em direção à Avenida Borges de Melo tiveram seu itinerário alterado, seguindo pelo viaduto entre a Av. Aguanambi e a BR 116. Inaugurada em dezembro último, a Avenida Aguanambi conta com seis estações, a Estação Fátima, a Estação Jornal O Povo, a Estação Matos Serra e a Estação Pergentino Ferreira.

Linhas de ônibus que operam nas Estações da Av. Aguanambi:

• 026 - Antônio Bezerra/Messejana
• 226 - Expresso Antônio Bezerra/Messejana
• 073 - Siqueira/Praia de Iracema
• 078 - Siqueira/Mucuripe (FDS)
• 600 - Messejana/Frei Cirilo/Expresso
• 650 - Messejana/Centro/BR Nova/Expresso
• 609 - Cid. dos Funcionários/Sítio São José
• 649 - Cid. dos Funcionários/Sítio São José/CMR
• 660 - Conjunto Palmeiras/Centro

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.