Header Ads

ad

O serviço seletivo Top Bus operado pela Via Urbana

Por Fortalbus
Atualmente a Via Urbana é responsável pela operação do sistema de transporte executivo em Fortaleza através de duas linhas bem aquém para o tamanho da capital cearense. Em 1986, a Prefeitura de Fortaleza introduziu no transporte os primeiros veículos utilizando o título de Jardineiras, eles tinham um visual bem diferenciado e privilegiava as zonas hoteleira e turísticas da cidade com a linha Praia Circular.

Após uma pausa na operação do serviço, os jardineiras voltaram em 1994 com uma iniciativa da Expresso Guanabara, através dos veículos longos, e totalmente incompatíveis com os deslocamentos na área central da Cidade, onde as ruas são estreitas e os engarrafamentos acontecem a todo momento durante todo o dia. Desde 2000, o sistema vem sendo explorado com veículos menores da Via Urbana, empresa ligada ao Grupo Guanabara. 

Hoje o serviço seletivo Top Bus da Via Urbana opera duas linhas (017) Inter Shoppings e (917) Aeroporto-Beira Mar com itens de conforto como ar-condicionado, poltronas acolchoadas e internet a bordo.

A linha (017) Inter Shoppings caiu no gosto popular por atender as importantes avenidas, edifícios comerciais dos bairros nobres aos principais shoppings da cidade com a mesma tarifa urbana de Fortaleza de R$ 3,60, não sendo aceito benefícios como meia passagem, Bilhete Único e gratuidades. A linha 017 opera das 06:00 até as 22:00 horas

A partir de 2018, a Prefeitura de Fortaleza criou uma rota executivo entre o Aeroporto Internacional Pinto Martins para a Beira Mar, a (917) Aeroporto-Beira Mar. A linha vem sendo operada das 06:30 até 21:50 horas com poucos passageiros transportados, e muito se deve por conta do valor da tarifa diferenciada de R$ 10,00 e a distância entre um ônibus e outro que pode chegar a 1 hora de espera.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.