Header Ads

ad

O final das empresas Lobo e São Francisco do urbano de Juazeiro do Norte

Por Fortalbus
Com população estimada em pouco mais de 271 mil habitantes, a " A metrópole do Cariri " como é conhecida a cidade de Juazeiro do Norte vem apresentando uma taxa de urbanização de 96,7%, e uma população flutuante de 2 milhões por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devido à figura de Padre Cícero, que é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular do Brasil.

Nesse contexto, a demanda por serviços de transporte coletivo tem crescido a cada dia, inclusive em decorrência do papel de núcleo metropolitano ocupado por Juazeiro do Norte desde antes da criação oficial da Região Metropolitana do Cariri. Até 2016, os serviços prestados pelos 62 ônibus das operadoras Empresa Lobo e Viação São Francisco sempre gerou reclamações por conta dos  problemas mecânicos nos ônibus com idade média da frota que era de 13 anos, que quebram durante o percurso e deixam dezenas de pessoas desamparadas, sem chegar ao seu destino.

Juntas a Empresa Lobo e Viação São Francisco independente das condições financeiras, praticamente faziam milagres para colocar os seus ônibus nas ruas de Juazeiro do Norte, onde a baixa demanda de passageiros pagantes, grande taxa de gratuidades, altos impostos, circular em ruas não pavimentadas e não asfaltadas, além da falta de fiscalização em cima do transporte clandestino.

Uma das ações para tentar concorrer com um oceano de transporte clandestino foi feito pela Empresa Lobo, através da redução no preço das passagens em algumas linhas, além de diminuir o intervalo de um carro para o outro. Outra iniciativa também da Empresa Lobo para o transporte coletivo de Juazeiro do Norte foi ônibus articulado na cor vermelho, que mesmo apresentando a ausência do nome da empresa e o prefixo do veículo foi colocado nas ruas para iniciar suas operações. 

Por conta dessas situações adversas, o encerramento das operações da Empresa Lobo e Viação São Francisco estava evidenciado e de fato acabou ocorrendo por conta da licitação de transporte urbano em Juazeiro do Norte, onde a Via Metro que já operava as linhas metropolitanas do Cariri saiu como única interessada e vencedora do Edital.

Independente das críticas, a Empresa Lobo e Viação São Francisco deixou cravado sua participação no desenvolvimento de Juazeiro do Norte.

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.