Header Ads

ad

Conheça mais uma empresa que já operou na rota Fortaleza x Palmas

Por Fortalbus
Hoje a linha Fortaleza x Palmas é operado com partidas semanais pela Expresso Guanabara, mas durante 15 anos a rota se consagrou nas mãos da Transbrasiliana Transporte e Turismo (2001-2016). Em 2001, a linha se tornou regular após a ANTT ter realizado uma concorrência pública na qual a Transbrasiliana saiu vitoriosa para operar o trecho. Antes disso, a linha foi operada por várias empresas em caráter experimental que poucos lembravam como; Braga, Kajiva, Pantanal e Real Maia.

Os 1.960 kilômetros que separam a cidade de Fortaleza com a capital do Tocantins, tinha até os anos 90 uma distância difícil de ser percorrida por linhas de ônibus interestaduais, tanto pelas condições das estradas, demanda de passageiros e viabilidade financeira.

Mesmo com essas dificuldades, as empresas de ônibus se aventuraram na operação dessa linha por conta das demandas de alguns trechos sazonais; Palmas x Imperatriz, Imperatriz x Teresina e Teresina x Fortaleza. Dificilmente o foco principal dessa linha foi os poucos passageiros que realizam a viagem no ponta a ponta, algo muito presente em outras linhas de grande rentabilidade.

A Viação Pantanal conseguiu enxergar essa oportunidade por um curto período de tempo, seus veículos tinham motorização dianteiro e trazia as cores e pintura similar a Empresa Real Maia de Tocantins, e que segundo dizem alguns pesquisadores de ônibus, a Pantanal fazia parte do mesmo grupo e ramo familiar da Real Maia. 
Ônibus da Real Maia com pintura similar a Viação Pantanal
Em alguns dias, a Viação Pantanal não realizava o itinerário todo e focava apenas na operação dos trechos onde havia um público carente de transporte e total ausência de fiscalização, já que nessa época a linha era apenas uma autorização temporária. 

Mesmo assim, a Viação Pantanal é mais uma empresa que deixou seu DNA na construção de uma linha interestadual que já operou em Fortaleza.

3 comentários:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.