Header Ads

ad

Passageiros de ônibus de Fortaleza criam grupos de Whatsapp das linhas

Por Willian Barros
Você já está nos grupos de Whatsapp das linhas de ônibus que utiliza? Pois muitos fortalezenses já aderiram a essa tendência. Mais de 30 grupos já foram criados na capital cearense nos últimos dias, seguindo modelo já observado em outras cidades.

Dentre as informações compartilhadas pelos membros, é possível saber onde o coletivo se encontra, se o veículo opera exclusivamente com autoatendimento, se há assentos disponíveis, se possui ar condicionado, qual é a previsão de chegada nos pontos, se há engarrafamento, além de noticiar sobre assaltos e abusos sofridos por passageiros.

A estudante de Psicologia Andrea Alcântara, de 19 anos, é administradora de grupos das linhas 075 (Campus do Pici/Unifor), 011 (Circular I) e 012 (Circular II). Ela não sabe quem foram os criadores dos primeiros grupos e conheceu a ideia por meio de um post no Twitter. Segundo Andrea, a ferramenta tem sido bastante útil.

“As informações têm ajudado quem está no grupo. No grupo do 216 (Antônio Bezerra), já avisaram quando estava ocorrendo assalto em um ponto”, relembra Andrea, que foi responsável por criar uma sequência de tweets, conhecida como ‘thread’, reunindo
os links com convites para os grupos.

Por meio da publicação da estudante, pessoas como Mayra Aguiar conheceram a nova estratégia de organização. “Vi a thread, percebi que ainda não haviam criado um para o 026 (Antônio Bezerra/Messejana) e criei”, conta a administradora do grupo, que já conta com mais de  170 participantes. 

Regras podem ser rígidas 
Mayra classica o grupo como “uma boa forma de conhecer quem pega ônibus com você todos os dias”. No entanto, Isadora Dias, responsável pelos grupos das linhas 066 (Parangaba/Papicu/Aeroporto) e 038 (Parangaba/Papicu), pensa diferente. Para ela, não deve existir o que chama de “conversas paralelas”.

“Sempre deixamos claro que é somente para informações da linha. Tem na descrição do grupo. Quando tem conversa paralela, os administradores cortam logo”, alerta a jovem.

Conheça algumas das linhas de ônibus que já possuem grupos (Clique Aqui)

806 – Edson Queiroz/Papicu
816 – Edson Queiroz/Centro
070 – Cuca Barra/Parangaba
074 – Antônio Bezerra/Unifor
075 – Campus do Pici/Unifor
222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales
855 – Antônio Bezerra/Washington Soares
066 – Parangaba/Papicu/Via Aeroporto
026 – Antônio Bezerra/Messejana
038 – Parangaba/Papicu

Outros itinerários podem ser consultados em um documento atualizado periodicamente na plataforma Google Docs. O arquivo também disponibiliza links com os convites para os grupos.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.