Header Ads

ad

Pesquisadores e técnicos internacionais conhecem o BRT de Fortaleza

Durante os dois primeiros dias da cúpula mundial sobre Mobilidade Sustentável em Fortaleza, o “Mobilize Summit”, técnicos e pesquisadores de diversos países irão realizar visitas técnicas para conhecer as intervenções que têm colocado a Capital cearense no mapa global dos transportes sustentáveis nos últimos anos. Entre os dias 24 e 26 de junho (segunda a quarta-feira), a Cidade recebe um grupo de vanguarda de especialistas em mobilidade sustentável de diversas origens e continentes. 

Eles vão usar os recentes avanços de Fortaleza como laboratório de análise de melhores práticas para promoção de soluções sustentáveis para o deslocamento urbano, prevenção de mortes e ferimentos no trânsito, redução de emissões de CO2 na atmosfera e melhor aproveitamento do espaço público nas cidades.

Durante o trajeto de transporte público por Fortaleza, os pesquisadores e técnicos conheceram o recém inaugurado corredor expresso de ônibus da Av. Aguanambi, além das faixas exclusivas das Avenidas Santos Dumont e Dom Luís, assim como a área de trânsito calmo do bairro Vila União e a sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza.

Avanços em Fortaleza
Desde 2013, a Prefeitura de Fortaleza vem investindo no transporte público da capital, que registra uma média de 1,1 milhão de passageiros por dia. As faixas exclusivas para os coletivos saltaram de 3,3km em 2013 para 107,4km neste ano, um crescimento de 32 vezes em relação à extensão original. A implantação do Bilhete Único favoreceu a inclusão social com a criação de uma tarifa única integrada e melhorias como reformas nos terminais de ônibus, disponibilização de WiFi em 100% da frota e ar-condicionado em 35% dos veículos, além do aplicativo “Meu Ônibus” com funções de previsão de chegada e denúncia de assédio sexual têm buscado estimular o uso do sistema.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.