Header Ads

ad

Quem lembra da Empresa Santo Antonio atuando no fretamento e turismo?

Por Fortalbus
A Empresa Santo Antonio marcou presença no transporte coletivo da Região Metropolitana de Fortaleza entre 1952 e 2008, sempre ligando a capital cearense ao distrito e a cidade de Maracanaú. Grande parte das pessoas lembram da Empresa apenas na operação dessas linhas metropolitanas, mas ela tinha uma forte atuação no segmento de turismo e fretamento, através do aluguéis de seus ônibus. 

No inicio dos anos 80, a Empresa Santo Antonio viu uma oportunidade de gerar um lucro extra através do aluguel de seus ônibus nos finais de semana, onde a frota operante nas linhas eram menor e também foi uma oportunidade para reutilizar os veículos recém-desativados da frota. 

Sendo que até os anos 80, era comum a Empresa manter a operação urbana de suas linhas com veículos de uma porta dianteira apenas para realizar o embarque e desembarque de passageiros, o que acabou facilitando o ingresso dessas unidades também no segmento de fretamento.  

Com o passar dos anos, a Empresa Santo Antonio começou a capacitar um tipo de atendimento exclusivo ao ramo de fretamento e turismo, adquirindo e destinando parte da frota apenas para este mercado. Com isso, o setor de aluguel de ônibus na Empresa foi crescendo e atendendo vários tipos de públicos, desde passeios turísticos, excursões de colégios, transporte de funcionários das fabricas e servidores públicos.

Entre os anos 90 e 2010, a Empresa Santo Antonio se fortaleceu também nesse setor, sabendo conquistar importantes contratos entre as fabricas no Distrito Industrial de Maracanaú, transportando funcionários para Fortaleza e Maranguape. E nos final de semana e feriados, a Empresa continuava garantindo excursões.

Nesse período, a Empresa Santo Antonio realizou uma grande renovação para os rodoviários do fretamento na década de 1990, incorporando unidades do modelo Comil Galleggiante 3.40 com chassis Ford e ostentando uma pintura exclusiva para atuar neste setor. 

Em 2005, a frota dos rodoviários do fretamento da Empresa Santo Antonio ganham uma nova identidade visual, mantendo a tradicional logomarca vermelha e amarela de setas, o layout totalmente novo em forma de faixas e curvas recebem o acréscimo da cor laranja em formas mais modernas.

Após quase 56 anos de atividades servindo a população de Fortaleza e Maracanaú, a Empresa Santo Antônio encerrou suas atividades nas linhas metropolitanas em 2008, quando suas linhas foram transferidas para a Via Metro, empresa que surgiu por iniciativa de um grupo de empresários, ligados à área de transportes de passageiros de Maracanaú. 

Após este momento, a Empresa Santo Antonio continuou com sua estrutura atuando no segmento fretado, permanecendo ativo nos anos seguintes, entretanto, também encerra suas atividades como Empresa pouco tempo depois. Mesmo assim, a Empresa deixou seu legado escrito na história do transporte de passageiros do Ceará, juntamente com seus empresários pioneiros.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.