Header Ads

ad

Viaje no tempo e conheça a história da Empresa Viação Angelim

Por Fortalbus
Na história do transporte urbano de Fortaleza, várias empresas se destacaram para a modernização do sistema que temos hoje. A Empresa Auto Viação Angelim Ltda fundada pelos pioneiros Autino e seu irmão Benedito Angelim Ximenes operou no sistema urbano de Fortaleza durante 38 anos (1963 a 2001) e juntos foram responsáveis pelo deslocamento dos moradores de vários bairros ao centro da capital cearense.    

A Viação Angelim iniciou suas operações através de concessões dadas pela Prefeitura de Fortaleza para a exploração do transporte de passageiros nas linhas Monte Castelo, Bela Vista, Igreja São Raimundo, Porangabussu, Rodolfo Teófilo, Bezerra de Menezes, Capistrano de Abreu e Conrado Cabral. 

Em poucos anos, a Viação Angelim viu a demanda de passageiros aumentando em suas linhas e então foi decidido substituir os ônibus velhos por veículos mais novos e melhorar seu atendimento para conquistar usuários que outras empresas que cruzavam pelas principais avenidas de circulação de ônibus em Fortaleza. 

Seus ônibus e linhas sempre trafegavam lotados, pois naquela época a cidade de Fortaleza tinha tarifas diferenciadas, que variavam conforme a distância percorrida pela linha. Como a maioria das linhas da Angelim eram operadas por tarifas A e B, muitos passageiros associavam seus ônibus ao pagamento da passagem mais barato.

Além disso nos anos 80, a Empresa Angelim expandiu suas operações para a região do Grande Mudubim, passando a operar por meio de compartilhamento com a Auto Viação Fortaleza, a linha (406) Jose Walter Expedicionários, criada para atender o bairro Pantanal, atual Planalto Ayrton Senna que estava em expansão habitacional.

Com a chegada da tarifa única em todas as linhas urbanas de Fortaleza, a Empresa Viação Angelim começou a sentir as primeiras dificuldades em se ajustar ao novo sistema e a tal câmara de compensação. O valor da tarifa padrão nas linhas Monte Castelo, Conrado Cabral e Rodolfo Teófilo não eram mais tão atrativas financeiramente para o usuário, mesmo percorrendo por importantes corredores da cidade. 

Em 1992 foi inaugurado o sistema integrado de transporte em Fortaleza (SIT-FOR), a Empresa Viação Angelim inicialmente fez investimentos na frota, adquirindo veículos no padrão exigidos pela Prefeitura (3 portas com motor traseiro), visando conquistar e atender algumas vagas nas recém criadas linhas troncais e circulares que atendiam os terminais integrados e passavam por de sua área operacional, tipo a linha Borges de Melo.

Em 2001, a Viação Angelim Ltda que na época contava com 46 veículos, resolveu desfazer das suas operações por conta de um desentendimento familiar que os motivara a vender a Empresa por R$ 3 milhões, que já existia desde 1963 e era lucrativa. A família queria "se livrar" logo da empresa e, por isso, aceitou parcelar a venda.

Outro empresário local e operador do setor que estava interessado em comprar a Viação Angelim disse que a família preferiu o grupo paulista. "Fiquei sabendo na última hora quem era o dono dessa empresa", disse em 2002 o presidente do sindicato das empresas de ônibus urbanos da cidade, e dono da expresso Timbira, Antônio Azevedo.

Já com o nome Viação Costa do Sol sucedendo a Viação Angelim, os empresários Sérgio Gomes da Silva e Ronan Maria Pinto compraram vários ônibus novos do modelo Caio. A Viação Costa do Sol operou por pouco tempo no urbano e Fortaleza e vendeu suas operações para as empresas locais ligadas ao empresário Chiquinho Feitosa.

Até hoje, a Empresa Viação Angelim Ltda é mencionada como referência e qualidade dos serviços prestados pelos mais nostálgicos moradores de Fortaleza, ex-funcionários e pesquisadores em transporte local.

4 comentários:

  1. Muito legal a matéria sobre a Angelim,porém, poderiam publicar também a história da Irmãos Bezerra

    ResponderExcluir
  2. Andei mt nesses onibus na minha infancia...sdds
    Angelin fez parte de minha infancia

    ResponderExcluir
  3. Trabalhei na Viação Angelim como motorista no período de 93 e até 2007
    O meu nome é Romário

    ResponderExcluir
  4. Meu saudoso avô e tio avó .queria que o tempo voltasse.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.