Header Ads

ad

As operações da Auto Viação Progresso que cruzam pelo Ceará

Por Fortalbus
A Empresa Auto Viação Progresso S/A é uma tradicional empresa de ônibus rodoviário com forte atuação na região Nordeste, cobrindo todos os Estados da região. Fortaleza é a única capital nordestina onde a Progresso S/A não opera em 87 anos da Empresa. Mas isso não significa que a Progresso esteja descartando o mercado cearense, já que a Empresa tem mantido suas operações estão concentradas na região centro sul do Ceará, atendendo as cidades de Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales entre outras.

Nas últimas três décadas houveram várias tentativas para a Progresso S/A atuar em Fortaleza, um desses momentos foi o processo de seleção e sorteios realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde permitiu o crescimento de várias empresas e também pela compra das linhas que que atendem as cidades entre Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife, mas essa aquisição acabou sendo descartado pela Empresa.

Hoje as operações da Progresso S/A no Ceará ocorrem através das linhas físicas como; Crato x Maceió, Crato x Recife (Viação Cruzeiro), Iguatu x Recife, além da rota em trânsito que corta parte sul do Estado como a linha Natal x São Luís via João Pessoa.

Vale a pena lembrar, que a Progresso cresceu muito no mercado cearense através do encerramento da Auto Viação Princesa do Agreste, empresa que era bastante conhecida no sul do Ceará, pela ligação que a empresa tinha com a capital da fé (Juazeiro do Norte) e a capital pernambucana. Hoje essa linha é operada pela Viação Cruzeiro, empresa também pertencente ao grupo ADTSA.

4 comentários:

  1. Sou mais Guanabara indo e voltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o serviço da Guanabara é bem melhor mesmo, a Progresso parece parada no tempo quanto a profissionalização das suas atividades

      Excluir
  2. A novidade é que a linha Crato-Maceió agora também atende Garanhuns e Arapiraca.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se alguém sabe informar se procede essa informação que vai ter licitação para o transporte público Rodoviário do estado do Ceará, em especial para Fortaleza, hoje só temos quatro empresas operando o sistema em Fortaleza, são ela: Fretcar Guanabara São Benedito e Princesa.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.