Header Ads

ad

Ciferal Flecha de Prata da Viação Linhares está ganhando um novo destino

Por Fortalbus
Durante a história do transporte rodoviários de passageiros, vários modelos de carrocerias de ônibus tiveram sua fabricação marcadas por muito sucesso no mercado, como foi o caso do Ciferal Flecha de Prata. Esse modelo construído em perlados de alumínio, que garantiam leveza na carroceria durabilidade e harmonia em seus aspectos externos devido as aplicações de frisos polidos, conquistou várias empresas de ônibus no Brasil e aqui no Ceará.

Nesta reportagem vamos aprofundar no modelo Ciferal Flecha de Prata da Viação Linhares, empresa que durante mais de 50 anos (1959-2011) foi responsável pela operação de pequenas linhas regionais na zona norte do Ceará com uma frota de veículos bem nostálgicos, mas que atendia muito bem os passageiros das linhas Reriutaba x Sobral, Guaraciaba do Norte x Tianguá, Varjota x Tianguá (via Guaraciaba do Norte) e Sobral x Guaraciaba do Norte.

A Viação Linhares deixou de fazer linhas em 2011, logo após a criação de uma Cooperativa de Transportes Alternativos que hoje faz linhas na região Norte do Ceará. Mesmo lutando para manter suas operações, a empresa ainda permaneceu realizando pequenas viagens interligando distritos da região, viagens especiais e transporte escolar. 

Mesmo após perder suas linhas, os veículos que faziam parte da Viação Linhares eram flagrados no interior do Ceará em perfeito estado de funcionamento, ao ponto de encher os olhos de qualquer admirador de ônibus nostálgico.

Agora um desses veículos, o Ciferal Flecha de Prata fabricado em 1969, está sendo negociado numa página de compra e venda por 25 mil reais. Pelas imagens é notável que o veículo está bem conservado e suas peças estão originais, o que tanto valorizam qualquer colecionador.

Observando essas imagens, é impossível não imaginar e recordar como era feito o transporte de passageiros, além da importância de pequenas empresas que desafiaram as dificuldades para integrar pessoas da zona rural para as cidades de porte médio como Sobral-CE.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.