Header Ads

ad

Conheça as operações da Viação Itapemirim partindo de Fortaleza

Por Fortalbus
Há 46 anos, a Viação Itapemirim vem mantendo as operações de suas linhas interestadual em Fortaleza. Sendo a capital cearense um marco importante para esta Empresa que se destacou ao longo de décadas por sua saga de pioneirismo que a tornou uma gigante do transporte de passageiros.

A chegada à capital cearense se deu em 1973, através da compra da Expresso Fortaleza, uma das empresas que realizava o percurso Fortaleza x Rio e Fortaleza x São Paulo. Um dos diferenciais da Expresso Fortaleza, que pertencia ao Grupo Expresso de Luxo, era que seus ônibus disponibilizavam um serviço diferenciado a bordo de uma frota leito e semi-leito.

Ainda em 1973, a Expresso Cearense, que na época operava com cerca de 40 veículos as linhas Crato x São Paulo, Fortaleza x Rio e Fortaleza x São Paulo, cedeu seu controle acionário para a Viação Itapemirim. Além das linhas regulares partindo de Fortaleza, a empresa passou a disponibilizar ônibus para viagens turísticas e serviços receptivos na cidade.


Em 1976, a linha interestadual entre Fortaleza x Salvador iniciava suas operações de maneira compartilhada e o Grupo Itapemirim através da Pensatur começou a operar esta rota. Em 1988, a Viação Itapemirim ampliou sua atuação em Fortaleza com a compra da linha Fortaleza x Belém que pertencia a Expresso Ipu Brasília (Desde 1976).

Entre os anos 80 até 2000, a Viação Itapemirim cresceu muito e passou a ofertar vários horários partindo de Fortaleza para Salvador, Belém, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e outras cidades. Um dos destaques da Viação Itapemirim em Fortaleza, foi a presença dos vários modelos dos famosos ônibus com serviços titulados de Rodonave, Tribus, Starbus, Golden e Bombom.


O declínio da Viação Itapemirim começou com a redução dos valores das tarifas aéreas e o crescimento do transporte clandestino que afetaram significativamente o número de passageiros transportados pela Itapemirim, fazendo a mesma, reduzir o numero de horários, quantidades de veículos e diminuir sua estrutura operacional em Fortaleza.   

Hoje, os tradicionais ônibus amarelos da Viação Itapemirim continuam em plena operação, mantendo a história viva de uma gigante do transporte através das linhas que partem de Fortaleza. 


Linhas da Viação Itapemirim em Fortaleza:

Fortaleza x Belém

Fortaleza x Salvador

Fortaleza x São Paulo

Fortaleza x Rio de Janeiro

Fortaleza x Feira de Santana

Sobral x Salvador via Fortaleza

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.