Header Ads

ad

Usuários de ônibus de Fortaleza reclamam de defeito no ar-condicionado

Por O Povo Oline
O transporte público de Fortaleza vem se transformando muito ao longo dos últimos anos, como a troca de cores ou a inversão da posição das catracas. Uma novidade muito bem aceita entre os usuários é o ar-condicionado, que veio para tentar aliviar o calor da Capital. O que era para ser confortável, no entanto, tem incomodado usuários, pois veículos com defeito passaram a molhar passageiros durante a viagem.

Pelo menos 14 linhas apresentam o problema, de acordo com relatos recebidos pela reportagem. Consultor de vendas, Alessandro Lira conta que cotidianamente, entre os anos de 2017 e 2018, pegava um ônibus da linha Antônio Bezerra / Messejana “com a goteira”. “São ônibus confortáveis, espaçosos e às vezes os aparelhos de ar-condicionado até funcionam bem. Mas não tem como dar nota 10 por causa disso”, critica.

Enfrentando a lotação todos os dias, ele diz que muitas pessoas, mesmo cansadas, preferiam ficar em pé a sentar embaixo do gotejamento. “Eu mesmo já tive de optar muitas vezes de ir em pé, cansado, ou de ir sentado e todo molhado”, relembra.

Da mesma linha de Lira, registramos na manhã do último dia 10 de agosto o momento em que a bolsa de uma passageira havia sido molhada – assim como assentos à sua frente. Preferindo não se identificar, a mulher atingida reclamou daquilo que classificou como “falta de respeito” das empresas e do Poder Público com os passageiros. “Quando a gente não sofre no calor, sofre com isso”, enfatiza.

Em consulta entre usuários do serviço na Capital, diversos outros relatos apareceram na tarde desta terça-feira, 10. Para alguns, a falta de manutenção dos veículos seria o principal responsável pelo mal-estar a bordo.

A jornalista Gabrielle Haner afirma que o vazamento de água acontece nas três linhas que pega: Parangaba / Jardim América / Itaóca; Parangaba / Papicu; e Parangaba / Náutico. “Geralmente os ônibus são muito lotados e quando você vê uma cadeira vaga, luta para chegar até lá e tentar descansar um pouco. Mas quando chega perto, logo percebe o porquê de ninguém estar sentado, já que o acento está todo molhado”, lamenta.

Gabrielle informa que já chegou a reclamar com um cobrador sobre a situação, “mas ele não falou nada”. “Se as empresas não resolvem problemas mais graves, como a lotação e o atraso, imagine isso”, considera. Questionada se já chegou a fazer registros dos veículos, comenta: “Nunca fiz porque jamais pensei que isso poderia virar matéria.”

Diante do problema, algumas pessoas teriam passado a desenvolver estratégias para não se molharem tanto. “Cheguei a ver pessoas já preparadas com toalhinhas no ombro ou na cabeça para não se molharem. Certa vez vi uma moça tirar uma sacolinha de mercantil da bolsa e botar em cima dos livros para não molharem”, relata a recepcionista e estudante de Enfermagem Glayse Rodrigues.

Na última sexta-feira, 6, solicitamos posicionamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) sobre a situação, mas até o momento não houve resposta. No fim desta tarde, a reportagem também questionou o Sindionibus sobre a fiscalização dos serviços na Cidade e aguarda resposta.

Lista de ônibus que molham passageiros, segundo relatos

Antônio Bezerra / Messejana

Messejana / Frei Cirilo

Parangaba / Papicu

Campus do Pici / Unifor

Bezerra de Menezes / Washington Soares

Itaóca / Jardim América

Parangaba / Náutico

Antônio Bezerra / Lagoa / Unifor

Siqueira / Mucuripe / Barão de Studart

Dias Macedo / Parangaba

Dias Macedo / Centro

Conjunto Ceará / Aldeota

Cuca Barra / Parangaba

Siqueira / Papicu / Washington Soares

3 comentários:

  1. O SINDIONIBIS NÃO FAZ NADA POR QUER A PRESIDENCIA E SUA DIRETORIA NÃO ANDAM DE ÔNIBUS SE ANDASSE JA TINHA RESOLVIDOS PIOR E OS CARROS DA SANTA ACABADA 036 QUE ALGUMS NEM CONSEGUE ZELAR E QUENTE TOTAL E GELA UM E PRÓXIMO AO COBRADOR PRINCIPALMENTE OS 2015

    ResponderExcluir
  2. Todo os dias pego a linha 711 Barra do Ceará Cais do Porto para ir trabalhar e o motorista desliga o ar condicionado todos os dias deixando passageiros no calor. Na volta para casa enfrento o mesmo problema em outro carro da mesma linha. São eles 20 713que pego as 21:15 na ida e o carro 20 716 na volta as 07:40

    ResponderExcluir
  3. Já peguei carro da santa Cecília na linha 024, super quente. O ar no 28! sem falar que, os carros que não tem ar da mesma, estão sucateados e rodam nas linhas de percurso longo como a 051 e 151 (por exemplo). Infelizmente eu só pego quando estou atrasado. Se não eu deixo passar e pego o carro de trás.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.