Header Ads

ad

Os últimos urbanos 0 km comprados pela Empresa São Benedito

Por Fortalbus
Em 2012, a Prefeitura de Fortaleza concluiu o processo de licitação no transporte urbano da capital cearense. Nessa ocasião oito empresas de ônibus ficaram pelo caminho e encerraram sua operação nas linhas urbanas de Fortaleza, uma dessas foi a Empresa São Benedito que operava há 26 anos nesse segmento urbano.

A Empresa São Benedito iniciou suas atividades no transporte coletivo urbano de Fortaleza em 1986, atendendo principalmente as linhas da região do Conjunto habitacional José Walter, através da compra de duas linhas operadas na época pela Clotran Transportes. Conforme o crescimento populacional da região, a São Benedito resolveu construir uma garagem extra apenas para os ônibus urbanos no bairro e nesse período passou a adotar a numeração com o código "27"

Com a chegada do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza (SIT-FOR), a Empresa São Benedito começou a operar em outras linhas urbanas de Fortaleza que tinham acesso aos terminais integrados e para isso foi necessário a compra de ônibus com pintura padronizada e equipado com três portas.

Após uma mudança na configuração acionária, a Empresa São Benedito realizou a troca do código de referência de "27" para "39" da então São Benedito AutoVia Transportes. A Empresa sempre foi considerada de pequeno porte no transporte urbano, com uma frota composta por 40 ônibus em seu auge.  

Entre 1986 e 2012, a versão urbana da São Benedito foi responsável pela operação de algumas linhas como essas; José Walter/Expedicionários, José Walter/Castelão via BR 116 (AV.I), José Walter/Castelão via BR 116 (AV.N), Antônio Bezerra/Papicu, Parangaba/Papicu via Centro, Jardim Castelão, Paranjana 2, Circular 1, Castelão/Parangaba, Siqueira Papicu via 13 de Maio entre outras linhas.

Última compra de veículos urbanos 0 km 
Em 2009, a São Benedito AutoVia realizava a sua última compra de veículos novos para as linhas urbanas de Fortaleza. Foram 12 unidades (prefixos 39900 ao 39911) do modelo Mascarello Gran Via Midi com chassi Volksbus 17.230, representando uma das mais expressivas aquisições da Empresa para a frota urbano.

Com a saída do Grupo São Benedito das linhas urbanas de Fortaleza, a Empresa pegou a maioria de sua frota e transferiu para suas operações na Região metropolitana. Nesse período de transição entre urbano e metropolitana, os veículos Mascarello Gran Via Midi operaram com uma caracterização provisória no visual da carroceria, recebendo adesivos na cor laranja cobrindo as setas padrões do SIT-FOR e os para-choques pintados na cor vinho, visando se diferenciar dos ônibus urbanos.

Com o passar do tempo, a São Benedito deu deu início ao processo de pintura, exclusão da porta central e adotar o sistema de numeração padronizada "035" de acordo com as exigências do Detran-CE nos veículos Mascarello Gran Via Midi, padronizando assim a frota metropolitana da Empresa. 

Hoje, o Grupo São Benedito continua operando somente no transporte metropolitano de Fortaleza e nas linhas rodoviárias intermunicipais do Ceará. 

Um comentário:

  1. Só uma observação A São Benedito não é de 1986. Ela é de 1960. Possa ser que nessa data ela tenha entrado no urbano de Fortaleza.
    Mais sua criação pelo seu Benedito Almeida e de 1960.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.