Header Ads

ad

Tecnologia e gestão comercial nas grandes empresas rodoviárias

Por Letícia Kitagawa 
Todas as empresas que compõem o quadro de associados da Abrati experimentam a transformação digital em sua gestão comercial. Aspectos citados mais frequentemente: controle comercial por meio dos novos softwares; interação com os clientes; métricas de desempenho; inteligência de mercado; acompanhamento de resultados.

Luana Fleck, Diretora da Viação Ouro e Prata e Vice-Presidente da Abrati, lista algumas das ferramentas que tem utilizado na gestão comercial de sua organização, destacando o programa fidelidade, o big data e a análise dos dados. Para Luana, “os dados coletados e estruturados foram de grande importância na definição de estratégias comerciais, e essenciais para a tomada de decisões mais inteligentes”.

Sobre o mesmo tema, outras empresas citam a importância dos softwares de CRM. Por isso elas investiram em um atendimento personalizado e especializado, como é o caso da Expresso Guanabara, Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Sampaio e Brisa. Todas unificaram seu atendimento aos clientes num só call center, cujos profissionais, já habituados aos processos do transporte, têm sido treinados a não somente entregar a melhor resposta às dúvidas apontadas, mas na alimentação do canal para que os cadastros ali recebidos sejam direcionados a um trabalho pós-venda, informações acerca de potenciais compradores e o aumento do engajamento dos clientes com suas marcas.

O uso das Redes Sociais integradas ao e-commerce é uma bem-sucedida estratégia adotada pelo Grupo JCA. Na criação de suas campanhas virtuais nota-se o diferencial da qualificação das oportunidades (geração de leads) por meio de um bem elaborado marketing de conteúdo.

Apostando no design thinking, o laboratório de inovação (UXLabs) do Grupo Águia Branca permite à empresa um ambiente para estruturação de ideias e insights para abordar problemas, analisá-los, propor soluções e validar protótipos. Thiago Chieppe Juffo, Gerente Geral de Vendas da companhia, destaca que a utilização do ambiente para exercícios criativos tem trazido resultados mais assertivos em todas as áreas, e, em especial, para a equipe comercial.

A Viação Garcia, ganhadora do Prêmio ANTP-ABRATI de Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros em 2018, com o case de comercialização de passagens tendo como meio de pagamento as criptomoedas, também é referência na exploração das ferramentas tecnológicas na gestão comercial da empresa.

O desafio de inovar é constante. E o profissionalismo do setor tem sido essencial para a utilização dos novos recursos com competência e responsabilidade.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.