Header Ads

ad

Uruburetama e sua passagem pelo intermunicipal cearense

Por Fortalbus
A Uruburetama Transportes vem ganhando seu protagonismo no mercado cearense através do aluguel e fretamento de seus ônibus, onde até hoje a Empresa atua com grande maestria. A Uruburetama nasceu em 1977, por conta do empenho e força de trabalho do empresário Chico Pinto, que enxergou uma oportunidade e carência de transporte para montar sua própria empresa.

Mas poucos sabem que a Uruburetama teve uma participação importante na operação de linhas do transporte intermunicipal do Ceará, a principal delas foi a ligação entre Fortaleza e Uruburetama, cidade que leva o nome da empresa. Através dessa linha, a Uruburetama começou a conquistar novos destinos e se tornando mais uma alternativa de viagem para os passageiros. 

Além disso, na trajetória da Uruburetama Transportes consta a compra das linhas que pertenciam a Empresa Mucambo e Expresso Serra Grande, fazendo a empresa chegar cada vez mais longe como Sobral, Pacujá e Graça, cidades localizadas na região Norte do Ceará. 
 
A partir de 2005, a Uruburetama Transportes atingiu seu auge no intermunicipal cearense, chegando a atender as seguintes linhas; Fortaleza x Uruburetama, Fortaleza x Pacujá via Graça, Fortaleza x Itapipoca, Fortaleza x Pitombeiras, Fortaleza x São Joaquim (Umirim), Itapagé x Itapipoca, Pacujá x São Benedito, Sobral x Graça, Sobral x Pacujá entre outras. 

A frota operacional da Uruburetama Transportes nas linhas intermunicipais era bastante diversificada, pois a Empresa escalava os veículos sem distinção de idade média, motorização e pintura. Além dos ônibus mais antigos e tradicionais nas rotas, a Uruburetama também mesclava sua operação com veículos novos oriundos para locação e escalados no fretamento. 

Com a sinalização do processo licitatório das linhas rodoviárias intermunicipais do Ceará, a Uruburetama Transportes começou a perder terreno neste segmento. Em 2009, o Governo do Estado conclui a licitação e a Uruburetama perdeu imediatamente suas linhas mais longas, e continuava na eminência de perder a sua principal linha para a empresa vencedora do lote 5 (Fretcar Transportes), o que acabou ocorrendo no inicio de 2011.

Com sua saída das linhas intermunicipais, a Uruburetama se dedicou totalmente ao mercado de locação e fretamento, através dos seus ônibus, micro-ônibus, vans, carros populares e de luxo, sempre prezando pelo conforto ao máximo dos seus clientes.

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.