Header Ads

ad

Linha Brasília e Goiânia agora é com a Rápido Federal

Por Fortalbus
Uma das linhas rodoviárias mais rentáveis e com maior número de passageiros transportados do Brasil agora faz parte do Grupo Guanabara através da Rápido Federal, a linha Brasília x Goiânia. A autorização para o incio imediato das operações da Rápido Federal na linha, ocorreu através da publicação de deliberações publicadas hoje pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Nas deliberações publicadas no Diário Oficial da União confirma o pedido de transferência da linha Brasília x Goiânia (Viagem direta) da Viação Goiânia Ltda para a Rápido Federal Viação Ltda. 

Além disso, também ficou autorizado a transferência de todos os mercados interestaduais que antes pertenciam a Viação Araguarina Ltda como; Brasília/DF x Goiânia/GO, Brasília/DF x Anápolis/GO, Brasília/DF x Alexânia/GO, Brasília/DF x Nerópolis/GO e Brasília/DF x Paracatu/MG.

Entrada do Grupo Guanabara na linha
Como o Grupo Guanabara planeja com antecedência seus investimentos e sua malha operacional, a Rápido Federal já aguardava o inicio dessas novas rotas. Prova disso, é que a Empresa já tinha iniciado a contratação de motoristas e contava com 20 carros novos no pátio da sua garagem em Brasília, enquanto aguarda a chegada de mais veículos.

Inicialmente, a Rápido Federal irá abrir vários horários extras nessas linhas e operar com novos veículos Executivo e Leito dos seguintes modelos; Busscar Vissta Buss 360, Marcopolo New G7 1200 e Marcopolo New G7 1800 Double Decker.   

Histórico da linha
Desde 1960, a linha Goiânia x Goiânia foi o motor do crescimento das duas cidades e vendo esse fluxo crescente de passageiros, o pioneiro em transporte Odilon Santos viu uma oportunidade empresarial.

Desde então, a linha era explorada pelas empresas Viação Araguarina e Viação Goiânia, ambas que neste momento estão passando por um processo de recuperação judicial.

Em 2010, o Grupo Odilon Santos chegou a perder temporariamente a concessão de transporte rodoviário no trecho entre Brasília e Goiânia. Na época, a Justiça Federal em Goiás determinou que a Agência Nacional de Transportes (ANTT) fizesse a licitação do trecho em 90 dias, fato esse que não acabou ocorrendo.

Hoje devido a grande demanda de passageiros, o trecho entre Brasília x Goiânia são operadas por várias empresas que na sua maioria atendem com linhas em trânsito e sujeitas a atrasos. 

3 comentários:

  1. Bem que a Expresso Guanabara poderia herdar as linhas da Transbrasiliana Transportes e Terrorismo.

    ResponderExcluir
  2. Afinal a Araguarina foi vendida ou a ANTT tomou as linhas dela ou ela falio ?

    ResponderExcluir
  3. É muito difícil entender o site da ANTT

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.