Header Ads

ad

Saiba como funciona o banheiro de um ônibus rodoviário

Quem já viajou pelo menos uma vez de ônibus intermunicipal ou interestadual deve ter ficado curioso quanto ao funcionamento do banheiro. Claro que ele não funciona da mesma forma que um banheiro residencial, que tem acesso direto ao esgoto, mas as diversas precauções são tomadas para que o passageiro tenha a melhor comodidade ao utilizar o sanitário, além dos cuidados ambientais que a Progresso tem como um dos seus principais valores. 

Para onde vão os dejetos? 
Após o passageiro utilizar o vaso sanitário, ele aciona a descarga, que envia os resíduos descartados para um tanque posicionado na parte de baixo do ônibus. Esse tanque é esvaziado a cada viagem ou em um ponto de parada, caso esteja cheio antes de o ônibus chegar ao seu destino.

Como se evita o mau cheiro do banheiro do ônibus? 
Na descarga, junto com os dejetos, um produto químico líquido que elimina o mau odor é liberado diretamente para o tanque, evitando o mau cheiro. Além disso, o fundo do vaso conta com uma tampa que só é aberta com a descarga, sendo fechada logo em seguida, não deixando o tanque à vista, nem o odor voltar para o ambiente.

Como se faz a limpeza do banheiro? 
Quando é chegada a hora de liberar o tanque, uma mangueira especial é acoplada à saída do reservatório, e a sua outra ponta é ligada a uma rede de esgoto. O responsável pela limpeza aciona um botão que libera os excrementos guardados no tanque, que vão direto para o esgoto. Feita a limpeza do tanque, o botão é acionado novamente, fechando o reservatório. Depois disso, uma limpeza é realizada no banheiro, um novo fluido de formaldeído azul deixando-o completamente limpo e pronto para o uso.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.