Header Ads

ad

Tecnologia de segurança no abrir e fechar portas dos ônibus

Por Antonio Ferro
Com o objetivo de promover maior segurança nos ônibus rodoviários e urbanos, a empresa gaúcha Artali Inteligência em Projetos Metalmecânicos tem em seu portfólio o travamento de portas e o sistema antiesmagamento, o que garante total segurança para passageiros e operadores. De acordo com a fabricante, sua linha permite ainda padronizar os sistemas de abrir e fechar portas, com a instalação em qualquer ônibus, independentemente da marca.

Em linhas gerais, o mecanismo universal de portas para ônibus urbanas é compacto, pesando apenas 6 kg, sendo equipado com amortecimento pneumático funcional, dois pontos de regulagem, podendo ser montado em todos os vãos de porta, tendo ainda alta ciclagem 1.000.000 de ciclos e torque constante 125n/m a 8bar. Entre as vantagens de aplicação estão a diminuição de solda, praticidade de montagem, padronização de códigos, redução no tempo de montagem e de regulagem, baixo custo de manutenção preventiva e de manutenção corretiva. 

Já as vantagens do mecanismo de portas para modelos de ônibus rodoviários estão no peso de apenas 12 kg, torque constante 314N/m a 8BAR, amplitude angular 130°, não requer soldagem, alta ciclagem 1.000.000, baixo custo de manutenção preventiva, baixo custo de manutenção corretiva e preparado para receber sistema de anti esmagamento, travamento de segurança e fim curso (pneumático, elétrico e indutivo). "Atualmente, não há uma padronização na fabricação de ônibus, cada marca, cada modelo possui suas especificidades, dessa forma, resolvemos desenvolver as tecnologias que universalizassem os sistemas, garantindo dispositivos inéditos de segurança", disse o diretor geral da Artali, Clodoaldo Fonseca, sobre o desenvolvimento após a verificação do aumento crescente de incidentes, e para agregar ainda mais valor aos produtos.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.