Header Ads

ad

Õnibus e Metrô de Fortaleza podem ser integrados em 2020

Veículos leves sobre trilhos (VLTs) e metrô devem ser integrados ao sistema de transporte público de Fortaleza ainda em 2020. A previsão do prefeito Roberto Cláudio (PDT) foi anunciada na manhã desta terça-feira, 7, em coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal.

A integração entre os sistemas da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) se arrasta desde 2014, quando as operações comerciais do metrô tiveram início.

No ano passado, o Estado informou que o Bilhete Único Metropolitano (BUM) será utilizado no processo de pagamento. De acordo com nota divulgada pela empresa, à época, "a integração tarifária do Metrô de Fortaleza com as linhas de ônibus urbano e interurbano (dos municípios da Região Metropolitana) será feita por meio da utilização do BUM no sistema metroviário". O desconto no pagamento da segunda passagem será possível a partir de subsídio dado pelo Governo do Ceará. 

Nesta terça, o prefeito de Fortaleza lembrou que a bilhetagem do VLT deve funcionar ao longo de 2020. “Bicicletas, vans e ônibus já são integrados. Agregar VLT e metrô é outro atrativo ao uso do transporte coletivo”, defendeu, lembrando da segurança e menor impacto ambiental em comparação a carros e motos.

Roberto Cláudio anunciou ainda que pesquisa sobre como o fortalezense se desloca deve sair ainda neste semestre. “Vai nos ajudar a dar mais eficiência no transporte público, redimensionar linhas e torná-las mais rápidas”.
Com informações: O Povo

Um comentário:

  1. Além de integrar os modais, devem criar linhas que se direcionem diretamente para eles. Com isso, o número de usuários iria crescer bastante e daria maior sustentabilidade as linhas, mesmo que com a integração. O sistema só iria ganhar.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.