Header Ads

ad

Uma viagem memorável num veiculo da Expresso Pratius

Por Fortalbus
Ao longo de 27 anos de existência (Entre 1982 e 2009), a Expresso Pratiús Ltda marcou sua trajetória no transporte semi-rodoviário cearense, sendo a empresa responsável pela operação de uma linha apenas, a 059 - Fortaleza x Barra da Caponga, mesmo assim não diminuiu sua importância para o setor. A rota entre Fortaleza até a Barra da Caponga  atende em seu percurso vários destinos como Eusébio, Aquiraz e Pindoretama.

Sua operação nesse trecho era limitado, mesmo assim a Empresa ofertava vários horários, o que acabou tornando a Pratiús como uma alternativa para os passageiros da região, que até então eram atendidos pela Empresa São Benedito.

Durante muitos anos, a frota da Expresso Pratiús tinha uma característica bem peculiar por conta de seus ônibus rodoviários bem nostálgicos, mas super conservados. Um desses veículos em especial no veículo de prefixo 25, um Nielson Diplomata 2.40 com chassi Mercedes-Benz 0-364. 

O veículo chamava a atenção dos passageiros por conta do nível de conforto ofertado para um trecho curto de 60 km com várias paradas na beira das estradas. Esse foi um dos veículos que mais operaram na Empresa, até ocorrer a mudança pelo uso de ônibus urbanos para fazer o trecho, mesmo eles tendo cortinas em suas janelas e cadeiras numeradas.

Apesar de um longo tempo de uso, o Nielson Diplomata da Pratiús apresentava um perfeito funcionamento de encher os olhos de qualquer admirador de ônibus rodoviário, principalmente pela sua força e garra nas operações da Empresa.

Em 2007, a Expresso Pratiús foi vendida para o Grupo São Benedito, encerrando assim com a disputa acirrada por passageiros na região. Diante da força da Pratiús entre os usuários, a Empresa São Benedito resolveu manter a marca com algumas alterações na pintura para firmar aos poucos a aquisição.

E foi nesse momento onde o Nielson Diplomata foi desativado assim como todos os veículos presentes na Empresa, e passando a dar lugar aos carros transferidos da São Benedito.

A Expresso Pratiús Ltda acabou saindo de cena dois anos depois, quando em 2009 a Empresa São Benedito venceu o resultado da licitação das linhas intermunicipais no Ceará. Desde então a Empresa São Benedito reduziu alguns horários da rota Barra da Caponga e passou a focar fortemente nos destinos às margens da CE 040.

Nenhum comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.