Conheça o Fortalbus

Criado em Fortaleza-CE, o Fortalbus surgiu em 2005, durante o evento de lançamento da linha Campione 2006, em que Henrique Barreto, Nilson Ribeiro e Mailson Amâncio tiveram a ideia de criar um grupo de busólogos. Semanalmente eram realizados encontros na rodoviária para fotografar e discutir temas relacionados à ônibus.

Em 2006 foi criado a comunidade Fortalbus, um espaço democrático que reúne os apaixonados por ônibus de Fortaleza e outros estados. Desde então os encontros se tornaram constantes, chegando a visitar garagens. Confira abaixo alguns dos eventos que o grupo realizou.
Chegada dos primeiros Panorâmicos DD da Politur - 24/06/09

Início das operações dos novos ônibus Marcopolo Geração 7 - 24/09/09

1º Encontro de Busólogos - Expresso Guanabara - 26/09/09

Foi realizado na sede da Expresso Guanabara, em setembro do ano passado, o 1º Encontro de Busólogos do Ceará. Também contamos com a presença de busólogos de outros estados. Durante o evento, foi realizado uma visita pela garagem, pausa para coffee break, palestras com Rodrigo Mont'Alverne, Raul Girão e Ricardo Viana, além de sorteio de brindes. Foi um encontro muito proveitoso.
Rodoviária de Fortaleza - 10/10/09

Princesa dos Inhamuns - 24/11/09
Visitamos a Viação Princesa dos Inhamuns para conferir os primeiros  ônibus da geração 7 Marcopolo adquiridos pela empresa. Na ocasião, também pudemos conhecer a estrutura da atual garagem, já que outra, mais ampla, está sendo construída para comportar os novos veículos que estão por vir.

Encontro na Viação Cidade Luz - 12/11/09
Fomos convidados pela Cidade Luz para conhecermos os 10 Marcopolo Torinos que foram recém-adquiridos na época. A recepção foi muito bem aceita pelos membros presentes. Os paineis eletrônicos dos ônibus possuíam a mensagem "Bem vindos, busólogos".

Café com Ônibus - Sest/Senat - 27/11/09

A rotina da manhã de alguns busólogos foi alterada no dia 27 de novembro de 2009. O Fortalbus foi convidado pelo Sest/Senat para um "Café com Ônibus". Visitamos a exposição e participamos da reinauguração do acervo cultural destinado ao transporte. Na ocasião, foi cedido pela CEPIMAR, uma cópia do seu acervo fotográfico, passando assim, sermos reconhecidos pela Federação das empresas de Transporte.

Encontro na Viação Siará Grande - 09/01/10
Os organizadores do Fortalbus conheceram as instalações da garagem além de entregar um CD com fotos ao chefe de tráfego, Sr. Afonso, para contribuir com a comemoração de 20 anos que a empresa completa este ano.

Colégio Eça de Queirós - 09/02/10
Foi realizado nas dependências do Colégio Eça de Queirós, um encontro informal entre busólogos. Foi um momento para colocar as conversas sobre ônibus em dia, além do encontro na Fretcar que estava para ser realizado.

Encontro na Fretcar - 13/03/10
Cerca de 30 busólogos compareceram ao evento. Fomos levados até a garagem por um Paradiso G6 recém-chegado. Passamos pelo aeroporto de Fortaleza para uma seção de fotos. Logo depois seguimos até a garagem de onde pudemos conhecer as instalações, em seguida foi realizado um quiz interativo com os convidados. O vencedor levaria uma miniatura para casa.

Encontro na Empresa Vitória - 23/04/10
Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura dessa renomada empresa. Na chegada fomos recepcionados por D. Graça, Rafael Fontenele e Dalton Guimarães - presidente das Organizações Guimarães - a conhecermos o centro histórico da Vitória. Todos os presentes puderam tirar suas dúvidas na hora das palestras. Em seguida, tivemos a oportunidade de conhecer sua segunda garagem, para uma seção de fotos. Tudo foi muito prazeroso.

Inauguração do site www.fortalbus.com - 16/05/10

Lançamento do Novo Comil Campione - 26/08/10
O Fortalbus se fez presente no evento de inauguração dos novos modelos Campione 2011. Pudemos conferir de perto o design sofisticado e o conforto dos veículos. Agradecimento em especial ao Sr. Adalberto, da TAF Nunes Com. Repr. LTDA, representante Comil no Ceará e Piauí.

2º Encontro Nacional de Busólogos - Expresso Guanabara - 18/09/10
Cerca de 90 busólogos participaram do evento, que contou com palestras, além de uma visita pelas instalações da garagem e sessão de fotos com os novos Spectrum Road recém-adquiridos. Tudo isso em um clima de muita descontração.

2º Encontro de Busólogos Fortalbus/Fretcar - 07/05/2011
Este, sem dúvida, ficou marcado na história da busologia. Nunca uma empresa se mostrou tão empenhada para receber os pesquisadores em transporte. Mais de 40 busólogos participaram do evento, até mesmo vindos de outros estados. Além de palestras e tira-dúvidas, foram realizados vários sorteios, que foram desde brindes até cortesias. Após o término, foi realizado um passeio para a praia de Lagoinha, no Litoral Oeste cearense. A repercussão deste encontro foi muito positiva, além do que este tipo de iniciativa estreita e fortalece a ligação empresa-busólogo.

Encontro Viação Urbana/Fortalbus  - 19/08/2011

Fortalbus na apresentação da Caravana Volvo - 15/07/2012
4º Encontro Fortalbus/Guanabara 20 anos - 20/10/2012

Busólogos no Vamos à Praia - Dezembro/2012
Encontro de Busólogos - Campina Grande/PB (2010)

Encontro na Rodoviária Metropolitana - Recife (2010)

Encontro de Busólogos Real Bus - Campina Grande/PB (2010)

Encontro na Auto Viação Progresso - Recife/PE (2011)

Encontro na Jonas Turismo em Natal-RN (2011)

Convenção de Busólogos Frercar (2012)

5º Encontro Nacional de Busólogos Guanabara (2013)
Fortalbus no Encontrão de Busólogos em Natal (2013)

Encontro Aliança Transportes (2013)

Confraternização Fretcar (2013)

5º Encontro Empresa Vitória (2014)

No dia 16 de Maio de 2010 foi lançado o Blog Fortalbus, que pretende anexar todo o conteúdo que antes só se restringia ao Orkut. Nosso objetivo é trazer as informações relacionadas ao mundo dos ônibus, com credibilidade, conteúdo, isenção, imagens e opinião.

A realização dos encontros e o Fortalbus.com chamou a atenção dos veículos de comunicação para a realização de matérias sobre o hobby e o nosso grupo. Tivemos a oportunidade de mostrar e, ao mesmo tempo, desmistificar a imagem que antes era associada ao busólogo. Transmitimos ao público a importância que desempenhamos ao discutir sobre o transporte coletivo, indispensável ao crescimento das cidades.

1º Encontro de Busólogos Fortalbus/Guanabara - TV Jangadeiro (2009)

2º Encontro de Busólogos Fortalbus/Guanabara - TV Cidade (2010)

3º Encontro Nacional de Busólogos - Rede TV! (2011)

Os busólogos e a Caravana Volvo (2012)

Conheça Busólogos, os loucos por ônibus - Diário do Nordeste (2012)

Busólogos - Programa Velocidade - TV Cidade (2012)

Coleções que fazem história (2014)

Aproveitamos a oportunidade para agradecermos a todos que, de alguma forma, nos auxiliaram. Sem este apoio tão imprescindível, não alcançaríamos a notoriedade que temos hoje. Iremos ampliar ainda mais nossos horizontes com a colaboração de todos os nossos membros e parceiros.