Header Ads

ad

Empresa: Brasileiro Transporte e Turismo

Durante três décadas a Brasileiro Transporte e Turismo atuou ligando a capital cearense à Sobral e municípios da zona norte do estado. A Empresa foi Fundada por Nathan Gomes Botelho em 2 de janeiro de 1974, depois de vender para Itapemirim a Expresso Cearense, empresa com sede no Crato que ligava o Ceará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.


Com a experiência adquirida no ramo de transporte, Nathan entenderia que aquilo significaria um empreendimento louvável, servindo aqueles que, sem grande perda de tempo, necessitavam se deslocar do interior do Estado para a capital, ou vice-versa.

As peculiaridades culturais e os aspectos naturais daquela importante região do Ceará foram os outros motivos que levaram Nathan Botelho a investir numa empresa capaz de atender o fluxo de visitantes a Sobral e demais cidades periféricas. Consciente da importância do trabalho que realizaria, Nathan Botelho sentiu-se realizado, quando viu crescer a “corrida” turística em direção da zona Norte do Estado.

Em 1976, dirigida por Jordão Souto, Ubiratan Souto Botelho e seu fundador Nathan Gomes Botelho, a Empresa disponibilizava diariamente doze ônibus no trajeto Fortaleza-Sobral e Sobral-Fortaleza, e dois no percurso Fortaleza-Massapê e Massapê-Fortaleza. Os veículos ofereciam aos habitantes da zona Norte uma das melhores opções em matéria de transportes rodoviário, com uma frota bem equipada dotada de serviços essenciais ao conforto e tranqüilidade do passageiro.
 
No ano de 1978, a empresa adquire a Auto Viação Paracuru, e traz com ela a pintura das “serras”, utilizada pela Brasileiro até o início da década de 1990. Baseado na pintura da Viação Paracuru, a empresa cria a pintura do “cacto”, na qual ganha o concurso “pintura de frotas”, promovido pela revista Transporte Moderno. No mesmo ano também foi adquirida a Auto Viação Paiva.

Em novembro de 1978, a empresa realiza o lançamento de quatro novos ônibus para o serviço turístico, os luxuosos veículos eram equipados com ar condicionado e motor Mercedes-Benz O-355, carroceria Ciferal Líder.
Em 1979 passa a operar as linhas intermunicipais feitas pela Empresa Muribeca. Com a aquisição destas empresas, a Brasileiro expandiu suas rotas por diversos municípios da zona norte, como Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Massapé, General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste, entre outros.

Em 1982, juntamente com a Rápido Crateús, adquire os primeiros veículos Volvo B58 com carroceria Nielson Diplomata. Um coquetel foi realizado na concessionária Apavel para apresentação dos novos ônibus, além de uma foto histórica na rodovia BR-116.

A linha Fortaleza/Itapajé passa a ser operada pela Brasileiro no ano de 1991, linha antes feita pela Rápido Cratéus.

Algumas das linhas da Brasileiro:
Fortaleza / Sobral, Fortaleza / Apuiares, Fortaleza / Canaã (Trairi-CE), Fortaleza / General Sampaio, Fortaleza / Irauçuba, Fortaleza / Itapajé, Fortaleza / Lagoinha, Fortaleza / Martinópole, Fortaleza / Massapê, Fortaleza / Paracuru, Fortaleza / Paraipaba, Fortaleza / São Luis do Curu, Fortaleza / Tejuçuoca, Fortaleza / Ubajara, São Benedito / Ipú, São Benedito / Sobral, Sobral / Guaraciaba do Norte.

Em 1996, é lançado o serviço executivo Pégasus, ligando a capital às cidades de Sobral, Ubajara e Martinópole. Os ônibus tinham chassis Volvo B10M e carroceria Paradiso GV 1450.

Nos anos de 2001 e 2002, a Brasileiro faz sua ultima aquisição, incluindo na frota cinco Paradiso G6 1350, três unidades Volvo B10M e dois Mercedes-Benz O-400RSD.

Em 2003 morre Nathan Gomes Botelho, proprietário e fundador da Empresa, deixando a mesma sob administração de seus filhos e de sua esposa Hermelinda Souto Botelho. No mesmo ano, as linhas Fortaleza/Sobral, Fortaleza/Ubajara, Fortaleza/Martinopóle e São Benedito/Sobral foram transferidas para Expresso Guabanara.

A Brasileiro encerra suas atividades no ano de 2004, transferindo maior parte de suas linhas para a Litorânea Viagens e Turismo. Outras linhas também são transferidas para a Pégasus, porém, apenas a Litorânea permaneceu com a mesma identidade visual, ostentando o famoso cacto, símbolo da Brasileiro Transporte e Turismo.

9 comentários:

  1. Saudades da BRASILEIRO..andei toma minha infância neste lindo ônibus e empresa..

    ResponderExcluir
  2. Você não tem uma foto de um ônibus da Viação Paracuru, antes da Brasileiro comprar?

    ResponderExcluir
  3. Nossa que saudade comia muita poeira quando ela ia pra Fortaleza de Apuiares pra fortaleza via Ribeiro kkk

    ResponderExcluir
  4. Por favor faca uma matéria como essa sobre a viação Paraipaba ltda. Ela deixou muitas saudades

    ResponderExcluir
  5. Que nostálgico! minha infância visitando parentes em Sobral e vendo estas máquinas circulando é nítido em minha memória.

    ResponderExcluir
  6. Minha infância andei muito nesse ônibus da brasileiro saudade dessa empresa

    ResponderExcluir
  7. bom dia gostaria de trabalhar nesta empresa meu telefone 11961477623 eu mudaria de Cidade

    ResponderExcluir
  8. Viajei muito de Fortaleza para Siupé através desta empresa.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.