sábado, 11 de julho de 2015

Ônibus da Empresa Vitória participa da renovação de frota em São Luís-MA

Por Fortalbus 
Elemento indispensável à prestação do serviço de transporte coletivo de uma cidade é o incremento de veículos novos ou semi-novos nas frotas das empresas, de modo que assista satisfatoriamente às demandas de ir e vir da população. Apesar das realidades entre as duas capitais, ambos os sistemas possuem pontos em comum, como a integração física através de terminais de integração, possibilitando que o passageiro percorra a cidade inteira pagando uma única tarifa. 

Além disso, muitas empresas optam por adquirir ônibus oriundos de outras regiões do país, como é o caso da preferência por empresas de São Luís pelos coletivos de empresas cearenses. Outro ponto em que os sistemas convergem é justamente o perfil de modelos de ônibus adotados, no caso, o de motorização dianteira e com a configuração de três portas, sendo a do meio utilizada exclusivamente em terminais. 

Isso facilita o remanejamento entre as empresas e não significa, necessariamente, em decréscimo da qualidade da frota ludovicense, pois há que se destacar alguns aspectos em termos de conservação dos veículos pertencentes às empresas da capital cearense. 

Uma dessas últimas transições de veículos ocorreu com o Torino 2007 da Empresa Vitória, de Caucaia-CE, que foi vendido para à empresa maranhense São Marcos. Agora, o destaque desta renovação é a aquisição de um veículo com duas portas, para abrir uma nova porta e iniciar suas operações, fugindo das regras que habitualmente ocorre e citamos no inicio desta matéria. 

Não é a primeira vez que essa negociação de veículos semi-novos ocorrem entre as empresas das duas capitais. Empresas de ônibus como Vega, Angelim, São Vicente, Viação Fortaleza, São José, Via Urbana, Siará Grande, Dragão do Mar, São José de Ribamar entre outras. Em recente visita à São Luís do Maranhão, o Fortalbus constatou que o transporte daquela capital ainda possui um pouco de Fortaleza no conjunto de veículos operantes.

São Luís vem diminuindo a idade média de sua frota de ônibus
As Empresas de ônibus estão renovando suas frotas do transporte coletivo de São Luís. Ao todo entrou em operação 500 novos ônibus 0km, cinco fábricas de carrocerias foram envolvidas como: Marcopolo, NeoBus, Caio, Comil e Mascarello. Essa mudança faz parte de um plano de renovação parcial da frota de veículos do sistema de transporte coletivo da capital, que hoje é de 1.107 ônibus. 

A grande prioridade desta renovação é para substituir os ônibus que circulavam há muito tempo em São Luís. Ainda é possível ver em algumas linhas veículos circulando há mais de 10 anos, e alguns com 15 anos de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados