quinta-feira, 22 de outubro de 2015

AMD lança o Alamo, carroceria para ônibus de porte médio

A AMD Encarroçadora e Implementadora, com sede em Caxias do Sul, acaba de lançar o Alamo, seu segundo ônibus para aplicação urbana. O novo modelo da marca acontece um ano após o microônibus Solum ter sido apresentado ao mercado nacional.

O projeto da nova carroceria foi concebido para dar uma aparência mais moderna ao veículo. O design ganhou uma atenção especial, os materiais utilizados são leves e com itens que aumentam a segurança e conforto dos passageiros, motoristas e cobradores. A janela do motorista tem um layout que facilita a manutenção e aumenta a visibilidade do condutor.
Toda a iluminação do veículo, tanto externa como interna utiliza tecnologia em LED. Os faróis utilizam lâmpadas biodo H4. O amplo itinerário eletrônico permite melhor visualização e leitura. O desenho lateral do veículo é limpo e moderno, o que proporciona maior visibilidade para o motorista e aos passageiros.

Na traseira, o design do Alamo segue a tendência de linhas com visual limpo, com o vigia traseiro mais alto. O brake light integrado amplia a segurança no trânsito.

A vantagem de utilizar o chassi com motorização dianteira é principalmente em função de que eles percorrem solos difíceis, uma característica frequente nas principais cidades brasileiras. A manutenção deste tipo de ônibus tem um custo mais baixo, o que atrai os empresários do setor.

Espaço – O espaço interno foi dimensionado, e a posição do motorista planejada para proporcionar conforto e funcionalidade. A poltrona permite regulagem total de altura, possui cinto de segurança retrátil de três pontos e o painel garante ótima ergonomia nos acesso aos comandos, além de clara visualização de instrumentos.

Os revestimentos da carroceria possibilitam fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.

Outro destaque é o conforto conferido aos passageiros. Com maior largura interna, há amplo espaço para circulação, as poltronas são ergonômicas e possuem apoios de cabeça. O sistema de campainha com acionamento de chamada de parada é por botão e sem fio. A iluminação interna permite uma sensação aconchegante com iluminação em LED.

O novo modelo é utilizado em centros urbanos e pode ser encarroçado em chassis Volkswagen 15.190 OD, 17.230 OD e 17.260 OD, todos com motor dianteiro.

Manutenção – A central elétrica é totalmente funcional, ampla e com fácil acesso para a manutenção. O sistema multiplex, que foi incorporado para o gerenciamento das funções da carroceria, mostra preventivamente eventuais problemas que poderão surgir durante a operação. O painel de instrumentos conta com uma tela LCD de 7 polegadas interligado com a câmara de ré.

Novos conceitos foram aplicados a algumas peças. Os para-choques dianteiro e traseiro foram divididos cada um em três partes. Assim, dependendo da colisão, não é necessário trocar toda a peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados